Belém, a “cidade das mangueiras”, é um tesouro da Amazônia, rica em história, cultura e uma culinária única. Uma visita à capital paraense é uma imersão na memória da região, com construções que refletem a trajetória da metrópole amazônica.
O Portal Amazônia selecionou dez locais que são verdadeiras janelas para o passado de Belém, convidando você a explorar os marcos da cidade:
Começamos pelo icônico Mercado Ver-o-Peso, inaugurado em 1625. Inicialmente um posto de aferição de mercadorias e arrecadação de impostos, o Ver-o-Peso se transformou em um conjunto arquitetônico e paisagístico de 25 mil metros quadrados, com o Boulevard Castilhos França, os mercados de carne e peixe, o casario e a famosa Feira do Açaí. Recentemente reformado, o mercado preserva sua essência e oferece uma experiência vibrante aos visitantes.

Outro símbolo de Belém é o Theatro da Paz, fundado em 1878, durante o auge do Ciclo da Borracha. O primeiro teatro da Amazônia impressiona pela grandiosidade, com 900 lugares, acústica perfeita, lustres de cristal e rica decoração em madeira, mosaicos e folhas de ouro. Hoje, é um dos teatros mais luxuosos do Brasil e um importante patrimônio cultural.

Ainda no período da borracha, destaca-se o Palácio Antônio Lemos, construído entre 1860 e 1885. Conhecido como “Palacete Azul” por sua coloração característica, o palácio foi residência de Antônio Lemos, intendente de Belém responsável pela modernização da cidade. Localizado no centro histórico, o palácio é um exemplo da arquitetura da época.
A Catedral da Sé, presente desde a fundação da cidade em 1616, é outro ponto imperdível. A estrutura atual é resultado de diversas reformas ao longo dos séculos e representa a continuidade da fé católica na Amazônia. O Palacete Pinho, em estilo Belle Époque, abriga hoje um núcleo de artes e cultura. O Mercado de São Brás, com mais de 100 anos de história, combina elementos arquitetônicos do art nouveau e neoclássico. O Palacete Bolonha, com sua arquitetura eclética, abriga o Museu Casa Francisco Bolonha. O Museu de Arte Sacra, localizado no antigo Palácio Episcopal, preserva a história religiosa da região. O Museu do Estado do Pará, no Palácio Lauro Sodré, apresenta um acervo diverso sobre a história do Pará. E, para finalizar, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças, um espaço de revitalização que representa as diferentes macrorregiões florísticas do Pará.








Com informações do Portal Amazônia.












