Browse By

Plataforma AmazoniAtiva aproxima produtores e mercado na Amazônia

Entre os objetivos do Fórum Amazônia+21 está o de identificar e promover iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável da região. Uma dessas iniciativas, lançada recentemente, é a AmazoniAtiva, uma plataforma online que facilita o acesso aos produtos da Amazônia obtidos de maneira legal e que conecta seus produtores com o mercado, valorizando a produção sustentável.
A plataforma de produtos e ativos ambientais tem foco em iniciativas que respeitem a legislação ambiental, valorizem a diversidade cultural, contribuam para a redução do desmatamento e promovam a igualdade de gênero.

Lançada em 2019, inicialmente para Rondônia, agora a plataforma abrange todos os nove estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), e é uma das parceiras do Amazônia+21.

Iniciativa

A iniciativa é da ONG BVRio, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia e recursos da agência de cooperação internacional da Noruega (NORAD), por intermédio do PNUD e da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF, na sigla em inglês).
A BVRio, que é uma das parcerias do Amazônia+21, tem realizado um importante trabalho de geração de renda com proteção ao bioma amazônico em toda a região.
O Fórum Mundial Amazônia+21 ocorrerá entre os dias 4 e 6 de novembro, numa realização da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, da Prefeitura Municipal de Porto Velho e da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, com correalização da Confederação Nacional da Indústria e Instituto Euvaldo Lodi.