Prefeitura da Capital e Fiocruz avaliam parceria em qualificação e pesquisa científica

peixe-post-madeirao-48x48

Prefeitura da Capital e Fiocruz avaliam parceria em qualificação e pesquisa científica

peixe-post-madeirao

A Prefeitura de Porto Velho está ainda mais próxima da Fiocruz Rondônia. O prefeito Hildon Chaves esteve reunido com o diretor da instituição, Jansen Fernandes de Medeiros, para discutir possíveis parcerias entre o Município e a Fundação, que desenvolve na região, há quase 10 anos, um trabalho de pesquisa e formação de recursos humanos qualificados, por meio de programas de pós-graduação e iniciação científica.

Na presença da secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, e do diretor técnico da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, Armando Moreira Filho, o prefeito e o representante da Fiocruz falaram sobre a nova sede da instituição, projeto desenhado por Oscar Niemeyer, a primeira infraestrutura idealizada pelo arquiteto na região Norte.

A edificação, em construção em um terreno de 60 mil metros quadrados, cedido pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), vai contar com laboratórios, setor administrativo, anfiteatro, recepção, restaurantes, cantinas e espaço para exposições científicas para a população local. “É a possibilidade de convergência de parcerias entre a Fiocruz e a Semusa, para qualificação de pessoas de Porto Velho e região, com foco na ciência voltada à saúde. A Agência vem trabalhando com uma agenda de inovação, objetivando transformar Porto Velho em um concentrador de inovação da Amazônia”, disse Armando.

Estratégicas

A Fiocruz, por meio de iniciativas estratégicas, como medida para a consolidação da Rede Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, iniciou, no ano de 2009, a instalação de sua unidade em Rondônia. 

Para isso, fez a incorporação do Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais de Rondônia (Ipepatro).

Atualmente, a Fiocruz Rondônia conta com a força de trabalho de cerca 200 profissionais, entre médicos, biólogos, biomédicos, farmacêuticos bioquímicos e estudantes, da iniciação científica até a pós-graduação. 

Em processo de consolidação, a Fiocruz Rondônia vem atuallmente liderando o projeto estruturante do Polo Integrado de Saúde, em consórcio com o Ipepatro, Cepem, Unir, Inpa e Embrapa.