Browse By

Instrução Legislativa debate com novo comandante da PM as questões de promoções

O deputado Jesuíno Boabaid (PMN) conduziu na tarde desta quinta-feira (12) no Plenário da Assembleia Legislativa, reunião de instrução Legislativa que teve a finalidade de dar continuidade de debates realizados em 28 de março, sobre promoções e cursos de formação de Policiais Militares.
O parlamentar saudou o novo comandante da Polícia Militar e gestores da Segurança Pública do Estado, desejando sucesso e que o diálogo com o Legislativo seja permanente e possa melhorar a situação dos policiais militares.
O novo comandante da Polícia Militar, coronel Mauro Ronaldo Flores Corrêa, afirmou que promoções, em especial de soldados e cabos é um assunto que já foi levantado e que precisa ser técnico. Baseado nisso, em estudos de outras corporações, “iniciamos uma reestruturação, que já está pronta para apresentação aos oficiais com posição de comando e que será discutido sua implementação”, declarou.
Ronaldo disse que com este plano espera poder atender de forma correta, legal e técnica as promoções. Que em até 30 dias deverão iniciar a aplicação dos estudos e que tem outros projetos, que querem enviar todos juntos para aprovação. “Mas garantiu que ainda este ano já inicia o pagamento das promoções”.
Boabaid afirmou que se isso acontecer “se fará justiça com todos estes homens que se dedicaram e acreditaram na formação de sua carreira militar”.
O tenente coronel PM, José Carlos da Silva Junior, afirmou que desde a primeira reunião afirmava que estes estudos já estavam em andamento e que iria contemplar a todos, tendo como conseqüência uma Polícia Militar melhor e mais valorizada. “O novo comando está atento a estas necessidades para que melhore cada vez mais”.
A vice-presidente da Assfapom, Ada Dantas, saudou o novo comandante e pediu que seja dada prioridade para os cursos de promoção das turmas mais antigas.
O capitão Marcelo Victor Duarte Corrêa, secretário executivo do governador, explicou o histórico do surgimento dos cursos e agradeceu ao deputado Jesuíno Boabaid e Hermínio Coelho (PCdoB) pelo apoio dado até o momento.
Salientou a equipe de trabalho, que se reunia a pedido do então vice-governador, Daniel Pereira (PSB) realizando os estudos necessários para implantação dos cursos de formação de soldados e cabos e atualização. Explanou detalhadamente como se dará as promoções em cada caso.
Pediu para que não se assustem quando receberem o projeto que contempla o quadro de oficiais e principalmente o de praças. Agradeceu ao deputado Jesuíno pelo apoio na defesa de projetos que valorizaram a categoria.
Soldado PM, Gildemar José Coutinho Fernandes, agradeceu a oportunidade de poder debater a questão das promoções e saudou o novo comandante, pois “se estamos aqui debatendo é devido ao seu esforço e trabalho que permitiu isso”, salientou.
Explicou que a desmotivação da carreira vem dos atrasos nas promoções e espera que o plano de ação destrave e todas as turmas sejam promovidas no tempo certo.
Os convidados responderam a questionamentos dos policiais sobre as dúvidas das propostas apresentadas.
Ao final, o deputado Jesuíno Boabaid reafirmou os compromissos para a próxima reunião agendada para 17 de maio de que nenhum militar abrirá mão de direitos conquistados; redução do curso de cinco para três meses; que seja feita a redistribuição de 1.500 praças, entre soldados, cabos e sargentos e que não havendo indicação do governo que se crie gratificação de atividade profissional.