Browse By

Semusa fecha parceria com Sesau para agilizar entrega de exames laboratoriais

Para dar maior agilidade na entrega de cerca de 32 tipos de exames de imunologia e hormônio coletados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), as secretarias de Saúde do Município (Semusa) e do Estado (Sesau) assinaram Termo de Cooperação Técnica para que o Laboratório Estadual de Patologias e Análises Clínicas (Lepac) atenda a demanda reprimida. A parceria é por 15 dias.

Atualmente esse material é analisado no laboratório da Policlínica Rafael Vaz e Silva, mas devido ao aumento na quantidade de solicitações de exames houve atraso na entrega do resultado.

O laboratório da Rafael Vaz e Silva realiza cerca de quatro mil exames por dia, chegando a oitenta mil/mês. A coleta é diária. A demanda vem crescendo cada vez mais, dai a necessidade da parceria, segundo informou o secretário.

O titular da Semusa enfatizou ainda que apesar do atraso momentâneo que está ocorrendo na entrega dos resultados, não há descartes de material. “Dentro desses 15 dias tudo será normalizado”, garantiu Orlando Ramires, agradecendo aosecretário de Estado da Saúde, Luís Eduardo Maorquim pelo apoio.

A gerente da Divisão de Laboratório da Semusa explicou que está sendo finalizada a instalação do sistema do Lepac no Rafael Vaz e Silva. “Quando estiver concluído, enviaremos as amostras que estão aguardando análise”, disse.