Browse By

Rede municipal de saúde de Ariquemes oferece neuropediatria e reforma unidades

Dedicado às doenças ou disfunções do sistema nervoso e do sistema muscular que se manifestam em crianças e adolescentes, o especialista em neuropediatria começou a atender na Clínica de Especialidades Médicas (CEM), esta semana.
O médico Jean Turazzi Gonçalves explica que a neuropediatria tem o objetivo de melhorar o desenvolvimento psicomotor do paciente. “Por exemplo, a criança que tem paralisia cerebral, distúrbio de linguagem, que tem TDH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), a criança que tem autismo, e diversas outras patologias, indicando a melhor terapia para que essa criança consiga ser inserida na sociedade.”
O Secretário de Saúde Fabrício Smaha esclarece que os pacientes serão previamente regulados antes de serem encaminhados para consulta com o profissional. “Isso reduzirá a fila para atendimento com o neurologista, que basicamente fazia este atendimento que agora será realizado pelo neuropediatra”, concluiu Smaha.

Mobiliários

A prefeitura também, no setor de saúde, adquiriu mobiliários novos para as Unidades Básicas. São mais de 800 itens, entre geladeiras, mesas, cadeiras, poltronas, longarinas, entre outros.
O material avaliado em cerca de R$ 1 milhão foi adquirido com recursos próprios da secretaria. De acordo Smaha, além dos mobiliários, a parte estrutural das UBSs serão revitalizadas.