Programa de triagem auditiva vai contemplar 35 escolas da rede municipal de Porto Velho

peixe-post-madeirao-48x48

Programa de triagem auditiva vai contemplar 35 escolas da rede municipal de Porto Velho

peixe-post-madeirao

Todas as 35 escolas da rede municipal de Porto Velho, que aderiram ao Programa de Saúde na Escola (PSE) serão atendidas pelo Programa Estadual de Triagem Auditiva em Escolares, que tem como finalidade a detecção de problemas auditivos em alunos – do primeiro ano do ensino fundamental -, por meio de triagem realizada por profissionais da área, professores e pais de alunos.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (24) pela secretária adjunta de Saúde, Maria do Socorro Rodrigues Silva. Ela confirmou para esta quarta-feira (25) a abertura da 3ª Campanha Triagem Auditiva em Escolares, no Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído. A abertura será às 8h, na escola Rio Madeira, localizada na Rua Alameda Roquete Pinto, bairro Nova Esperança, zona Leste de Porto Velho.

Encontro

Dados do setor de estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) apontam que entre 2016 e 2017 foram realizadas 1.576 triagens em escolares. Para 2018, foram acrescentadas mais 15 escolas que aderiram ao PSE, totalizando 35 escolas nas áreas urbanas e distritos de Porto Velho.
Em março, o trabalho realizado em 2017 foi apresentado e apreciado no Encontro Internacional de Audiologia em São Paulo, destaca a Maria do Socorro.

Tratamento

No primeiro ano de atividade, passaram pela triagem 697 alunos, sendo 297 encaminhados para exames complementares e estão em tratamento nas unidades de saúde do Estado. O programa é desenvolvido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) em parceria com a prefeitura de Porto Velho e faculdades da área de saúde.
De acordo com a Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES), todas as crianças selecionadas para a triagem passam por um processo de avaliação feito por professores, orientadores e os pais. Em se comprovando a suspeita de que a criança apresente sinais de que pode ter problemas auditivos, ela é relacionada para o programa. Todo o procedimento tem que ser autorizado pelos pais ou responsáveis legais.