19 de abril de 2024

Norte e Sul têm queda em mortes por covid; demais regiões seguem estáveis. Veja o vídeo.

peixe-post-madeirao-48x48

Norte e Sul têm queda em mortes por covid; demais regiões seguem estáveis. Veja o vídeo.

peixe-post-madeirao

Duas regiões apresentaram queda na média móvel de mortes por covid-19 nesta terça-feira (29), segundo números do consórcio de imprensa do qual o UOL faz parte. As demais regiões mantiveram estabilidade. Norte (-20%) e Sul (-22%) tiveram queda na variação com relação há 14 dias, enquanto Centro-Oeste (-13%), Nordeste (-4%) e Sudeste (-11%) se mantiveram estáveis.

Doze estados e o Distrito Federal tiveram queda nas mortes e dois tiveram alta: Amazonas (19%) e Roraima (317%). Apesar de mostrarem aceleração, tanto Amazonas quanto Roraima tiveram 4 mortes registradas hoje. Mas devido a alguns registros um pouco maiores ao longo dos últimos sete dias – por exemplo, na sexta-feira o Amazonas registrou 22 mortes – os estados apresentam alta na comparação com o mesmo período de 14 dias atrás.

Com 849 mortes em 24h, o Brasil teve média móvel de mortes de 693, uma variação de -12% em relação a duas semanas atrás, o que indica estabilidade.

Para medir a situação das mortes por causa da covid-19, especialistas indicam usar a média móvel dos óbitos, que calcula a média de registros observada nos últimos sete dias. A operação é a mais adequada para observar a tendência das estatísticas, por equilibrar as variações abruptas dos números ao longo da semana.

O consórcio de veículos de imprensa adotou esse período para verificar as oscilações na média móvel. É possível falar em queda nos números quando a diminuição é maior do que 15% se verificado nos últimos 14 dias —no caso, o período das duas últimas semanas. Caso os números aumentem mais do que 15%, há aceleração da epidemia. Valores intermediários indicam estabilidade.

Fonte: UOL