Browse By

Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho convoca voluntários

O Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho (CMS) está selecionando voluntários para compor o Conselho Local,a ser implantado inicialmente na zona Sul da capital, região que concentra atualmente seis unidades básicas de saúde e uma UPA. São quatro vagas. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril.
Podem participar pessoas maiores de 18 anos que moram na comunidade, próximo a alguma unidade de saúde, e quetenham interesse em executar o trabalho voluntariamente, reportando-se periodicamente ao Conselho Municipal.
Os interessados podem fazer a inscrição na sala do conselho, que funciona na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na Av. Jorge Teixeira, esquina com Av. Sete de Setembro, munidos da xerox do comprovante de residência e um documento com foto. Antes de começarem a atuar, os selecionados serão capacitados.
“O Conselho Local será uma extensão do Conselho Municipal dentro das unidades de saúde para acompanhar tudo que acontece e nos repassar”, explicou João Aramayo, presidente do CMS. Ao longo deste ano, o projeto será ampliado para as demais regiões da cidade que possuem unidades de saúde.

Papel do CMS

O Conselho Municipal de Saúde é um dos princípios mais importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a participação da sociedade no processo de fiscalização da aplicação dos recursos da saúde e do trabalho realizado em benefício da população .