Browse By

Campanha de vacinação contra sarampo e pólio começa na segunda, na Capital

A campanha de segmento contra o sarampo e a pólio será aberta oficialmente nesta segunda-feira,9, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), às 9 horas no posto de saúde, no Bairro Meu Pedacinho de Chão.
Devem ser vacinadas contra sarampo e pólio crianças de um ano a menores de cinco anos. Mesmo que já tenham sido imunizadas, devem fazer o reforço com a vacina tríplice viral e a gotinha.
A partir dos 5 aos 29 anos, a vacina contra o sarampo é administrada em duas doses com intervalo de trinta dias. Em adultos de 30 a 49 anos, será necessário apenas uma dose.
A vacinação acontece em todas as vinte unidades de saúde da área urbana e em 19 do setor rural. É imprescindível a apresentação do cartão de vacina.
A campanha acontece a cada cinco anos pelo Ministério da Saúde, no mês de agosto. Mas devido ao surto da doença registrado na região Norte, a Prefeitura decidiu antecipar a campanha para este mês de julho. Trinta mil doses de tríplice viral e 30 mil de antipólio foram enviadas pelo MS ao Município.

Sintomas

O sarampo é uma doença grave causada por um vírus. Os sintomas começam com febre, acompanhada por tosse, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele. Pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões.
A transmissão ocorre pelo ar, através da tosse, espirro, fala ou respiração. Por isso, a doença é altamente contagiosa e a única forma de prevenção é a vacina.