Multidão corre atrás de testes de Covid19 em Porto Velho

peixe-post-madeirao-48x48

Multidão corre atrás de testes de Covid19 em Porto Velho

peixe-post-madeirao

Milhares de pessoas se enfileiraram por até cinco horas para realizar o teste rápido para Covid-19, ontem (06).
A capital e mais 15 municípios do interior fazem parte do esforço para diminuir os casos subnotificados da doença em Rondônia, com a utilização de testes rápidos.
Uma fila de carros, de mais de dois quilômetros, se formou desde a BR 319, sentido Humaitá, até dar a volta ao Palácio do governo do estado, de pessoas aguardando para realizar o teste rápido para detecção do corona vírus em Porto velho, na manhã de sábado, 06.
A procura demonstra a preocupação de parte da população de Porto Velho com a Covid-19 e a demanda reprimida para o diagnóstico. A testagem rápida é exclusiva para pessoas que apresentem os síndrome gripal por mais de sete dias.
A capital reúne três a cada quatro casos da doença em Rondônia. São 5.714 casos confirmados para Covid-19 no estado. 3.917 em Porto Velho.
“A ação ‘Mapeia Rondônia’ é uma importante medida para avaliar o cenário epidemiológico de Rondônia diante da pandemia do novo coronavírus”, destacou o secretário de saúde, Fernando Máximo.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Agencia de Vigilância em Saúde (Agevisa), contaram com o apoio da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) para a realização dos testes rápidos no sistema de drive-thru.
A testagem rápida é exclusiva para pessoas que apresentem os síndrome gripal por mais de sete dias, e faz parte da ação Mapeia Rondônia, do governo do Estado, que teve início na quarta-feira (3), nos 52 municípios, com o objetivo de testar em massa a população.
Desde a manhã deste sábado Porto Velho e a cidade vizinha, Candeias do Jamari, estão em Isolamento restritivo (lockdown), decretado pelo governo do estado.Apenas supermercados, farmácias, hospitais e postos de combustíveis poderão abrir.
Logo após o governo anunciar a medida, na manhã de sexta-feira, 05, houve uma debandada de milhares de pessoas, que foram às ruas para, desde fazer compras em supermercados, como para adquirir produtos no comércio popular. na manhã de sábado ainda se pôde ver alguma movimentação nas principais avenidas, especialmente com a presença de vendedores ambulantes.
O isolamento restritivo é o nível mais alto de segurança, no qual as pessoas não podem entrar ou sair de um local isolado, e tem como objetivo de interromper qualquer atividade por um período de tempo.
De acordo com O Ministério da Saúde, o lockdown pode ser necessário’’ em situação de grave ameaça ao sistema de saúde”, como é a pandemia do novo coronavírus.