Browse By

Machadinho do Oeste 30 anos: Município recebe caminhão de combate a incêndio e posto da Jucer

‘‘O caminhão de combate a incêndio mais moderno veio para Machadinho através de emenda parlamentar coletiva graças a liderança do deputado Ezequiel Júnior. E o Corpo de Bombeiros nosso talvez seja o melhor do Brasil. Além desse caminhão aqui para Machadinho, outros três serão entregues nos próximos dias para Porto Velho, Ji-Paraná e Cacoal. Também será equipado com uma escada de combate a incêndio de 60 metros, será o segundo estado do Brasil a ter uma escada assim. É o estado de Rondônia saindo na frente. Antigamente as coisas aconteciam em todo Brasil para chegar aqui, agora acontece aqui para chegar no resto do Brasil’’, disse o governador.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM/RO), coronel Felipe Santiago Chianca, Machadinho do Oeste deu um grande salto em reaparelhamento. ‘‘É uma evolução muito significativa. Há um ano a corporação do municípios tinha viaturas em condições precárias de uso, caminhão de combate a incêndios que apresentava constantes problemas assim como a viatura- ambulância e faltava viaturas administrativas. Hoje, têm muitos equipamentos como ambulância novas, viatura de busca e salvamento e hoje estamos entregando o melhor caminhão de combate incêndio, um caminhão moderno’’, afirma o comandante.

O comandante disse ainda que os avanços têm acontecido em todo o Estado. ‘‘Hoje nós podemos afirmar que se Rondônia não for o melhor Corpo de Bombeiros do país, estamos entre os melhores. Nós vamos receber na próxima sexta-feira um helicóptero para fazer regate em rodovias e locais de difícil acesso, estaremos recebendo até o final do mês um aeronave Gran Caravan, iremos receber até outubro desse ano a segunda escada mecânica maior do mundo. Só existe dois estados no Brasil que possui que é Tocantins e o próximo é Rondônia’’, disse Chianca.

Avanços

O governador também pontuou durante a solenidade os avanços da Jucer considerada a mais ágil do Brasil em abertura de empresas e afirma que meta é estar presente em todos os municípios. ‘‘Nós temos umas das melhores juntas comerciais do Brasil. Hoje nós inauguramos a unidade de número 26 aqui em Machadinho, mas nos próximos 90 dias vamos chegar nos outros 26 municípios. Rondônia será o primeiro Estado que 100% dos municípios tem Junta Comercial’’, garante Daniel.
‘‘A Junta Comercial é o berço, o nascedouro, é onde as empresas têm o seu registro. E aqui no município de Machadinho o empresário tinha que se deslocar até o município de Ariquemes, mas a partir de amanhã ele fará isso aqui na prefeitura de Machadinho do Oeste’’, afirma o diretor presidente da Jucer, Vladmir Oliani. A Junta Comercial fornece equipamentos e treinamento aos servidores da prefeitura.

Atividades

O número de empresas abertas em todo o Estado aumentou no triênio 2015-2017. Em 2015 elas totalizaram 12.813, em 2016, 13.730, e no ano passado, 16.227. No ano passado foram autorizados 9.185 novos empreendedores, enquanto apenas 2896 fecharam seus negócios; surgiram 2.303 microempresas e 570 encerram atividades. Empresas de pequeno porte: 393 novas e 60 fechadas; empresas sem enquadramento: 346 novas e 195 encerradas.