Itapuã D’Oeste: Até sábado, o município comemora 27 anos de emancipação política e administrativa

peixe-post-madeirao-48x48

Itapuã D’Oeste: Até sábado, o município comemora 27 anos de emancipação política e administrativa

peixe-post-madeirao

O município de Itapuã d’Oeste, a 105 quilômetros de Porto Velho, tem cerca de 10 mil habitantes e uma vocação econômica aberta para vários setores, como a agricultura, pecuária e a piscicultura.

Sua proximidade com a capital, também abre caminho para o setor de logística. No passado, a mineração foi a base da economia do município. 

A extração de minério de cassiterita, a partir da década de 1970, e exploração de madeira nos anos 1980/90, levaram o local a categoria de município em 1992, porem, com o nome de Jamari, em 13 de fevereiro daquele ano, com áreas desmembradas dos municípios de Ariquemes e Porto Velho.

Um plebiscito, em outubro de 1997, definiu o retorno do nome Itapuã do Oeste, devido a insatisfação de antigos moradores do então distrito.

Na atual gestão, do prefeito Moisés Cavalheiro (PMDB), o desenvolvimento da cidade ganhou novo ritmo. Sonhos antigos, como o da construção da ponte do Rio Jamari, aguardada há mais de 20 anos, finalmente será entregue à população até o início de 2020. A obra custará cerca de R$ 18 milhões e interligará a cidade a setores rurais do município, assim como à Alto Paraíso e ao Distrito Triunfo, pertencente à Candeias de Jamari.

Transparentes

Com uma das gestões mais transparentes do estado (de acordo com o TCE), cidade tem muito o que comemorar nesta semana.

Para isso, preparou uma programação que irá durar toda a semana.

As atividades alusivas ao 27º aniversário de Itapuã d’Oeste começaram na segunda, feira, dia 11, com shows de talentos e campeonatos esportivos, em várias modalidades.

Atividades religiosas, em ação de graças também estão na programação.

A população do município é majoritariamente cristã e, a cidade tem uma característica peculiar nesse aspecto. Itapuã d’Oeste é um dos poucos municípios brasileiros, onde a população evangélica é superior à católica.

Festejos

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, 39,06% da população do município era evangélica, 35,27% eram católicos romanos.

No próximo sábado, dia 16, haverá o encerramento dos festejos na cidade.

Estão previstas para a data, as cinco da tarde, a entrega de troféus e medalhas para os campeões de futebol, vôlei e futsal. As seis da tarde, o encerramento do show na praça, com os vencedores do show de talentos e, as 10 da noite, show com a Banda    Swing & Country.