19 de abril de 2024

Agero inspeciona as obras de transporte e de saneamento em Rondônia

peixe-post-madeirao-48x48

Agero inspeciona as obras de transporte e de saneamento em Rondônia

peixe-post-madeirao

Diretores e técnicos da Agência de Regulação de Serviços de Serviços Públicos Delegados do Estado de Rondônia (Agero) participam de visitas a obras de saneamento e transporte realizadas em municípios de todo o Estado de Rondônia. As vistorias tiveram início no dia 01 de outubro e prosseguem até o dia 19 de dezembro.

Do resultado das inspeções será elaborado um relatório técnico com recomendações da Agero às empresas responsáveis por tais obras. “Já visitamos a região Sul do Estado, Vale do Jamari e nos próximos dias a equipe da Agero visitará municípios da região da Zona da Mata”, detalha Marcelo Henrique, diretor da Agero.

Esgotos

São acompanhadas principalmente as obras de saneamento, incluindo a construção e funcionamento de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE) e relacionadas ao transporte. “Verificamos tudo nessas duas áreas, por isso toda a equipe técnica recebe capacitações tanto nas áreas de saneamento quanto de transporte”, informa o diretor.

Além de possibilitar a aquisição de informações detalhadas sobre as obras desenvolvidas, as inspeções também tem o objetivo de balizar as ações futuras a serem desenvolvidas pela Agência de Regulação.

Relatório

Ao final, receberão uma cópia do relatório técnico, com recomendação da Agero, as empresas responsáveis pelas obras, que podem ser autarquias municipais, empresas privadas, a Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) ou o Departamento de Estradas e Rodagens (DER). “As viagens para elaboração do diagnóstico referente às obras estão sendo custeadas com recursos da própria Agero. As ações são realizadas por uma equipe multidisciplinar incluindo diretores, engenheiro civil e engenheiro ambiental e sanitarista”, pontua Marcelo.

A previsão de entrega do relatório consolidado é em janeiro, diagnóstico das obras acompanhadas e planejamento de ações para serem desenvolvidas ao longo de 2019.