Pandemia: Saúde dos municípios do interior pede por socorro, afirma deputado Dr. Neidson

peixe-post-madeirao-48x48

Pandemia: Saúde dos municípios do interior pede por socorro, afirma deputado Dr. Neidson

peixe-post-madeirao

Na última terça-feira (18), durante a reunião da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, onde se discutiu a crise na saúde em Rondônia, os deputados aprovaram uma Recomendação Parlamentar, de iniciativa do deputado Dr. Neidson para que, por meio de Termo de Cooperação, o Governo do Estado possa atender os municípios no combate à Covid19.
De acordo com o vice-presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Neidson (PMN), a recomendação sugere providências como a ampliação de leitos de UTI das regiões da Macro II, que abrange 33 municípios, a contratação de mais médicos, a descentralização dos atendimentos das especialidades médicas, o retorno dos exames e procedimentos de alta complexidade e o retorno gradual de consultas médicas especializadas e das cirurgias eletivas.
Segundo Dr. Neidson, os municípios estão pedindo socorro para a ampliação de leitos de UTIs na Macro II.
“O fato é que ampliaram muitos leitos clínicos e está faltando leito de UTI para atender a demanda na pandemia. Então nossa proposta é que o Governo monte um estratégia para garantir esses leitos para pacientes da Covid-19. E tão importante quanto, é o retorno das cirurgias eletivas, das consultas especializadas e a celebração de um convênio entre Governo e municípios para a contratação de médicos especialistas para evitar o translado à capital”, enfatizou Dr. Neidson.
Ainda de acordo com o deputado, como o secretário de Estado de Saúde não compareceu a reunião, os parlamentares presentes aprovaram uma convocação para que o secretário Fernando Rodrigues Máximo, compareça à próxima reunião, no dia 25, para prestar esclarecimentos à comissão.

Participação

Participaram da reunião uma comitiva vinda de Buritis formada pelo prefeito, Ronaldi Rodrigues de Oliveira (PDT), a secretária de saúde, Altina de Morais Martins e o coordenador do Núcleo da Atenção Básica da Saúde, Fernando da Silva, a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Rondônia (Cosems/RO), Vera Lúcia Quadros, o vice-presidente, Rubi Ferreira Cosa, o presidente do Sindicato dos Profissionais em Enfermagem de Rondônia (Sinderom), Charles Alves de Oliveira e o enfermeiro Roberto Dilamite Souza.