19 de abril de 2024

Governo recebe demandas de deputados e pede ação conjunta em prol da economia

peixe-post-madeirao-48x48

Governo recebe demandas de deputados e pede ação conjunta em prol da economia

peixe-post-madeirao

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, ouviu cada uma das demandas dos deputados estaduais da nova legislatura, que estiveram presentes no auditório Jerônimo Santana, ontem, e reforçou que a missão do governo é atender o clamor da população, que pede mudanças. ‘‘Precisamos estar alinhados’’, declarou.

Entre as principais demandas apresentadas estavam a melhoria de estradas, investimento em saúde, educação, no setor produtivo, regularização fundiária, aproveitamento do potencial hidrelétrico e o zoneamento. Também foi discutida a tramitação de processos de emendas.

‘‘Quando um deputado, prefeito ou vereador chegar aqui, procurem atender eles’’, disse o governador aos secretários, superintendentes e presidentes de autarquias estaduais. A reunião convocada pelo governador também foi uma oportunidade de apresentar a equipe de governo aos deputados estaduais, destacar a importância de um trabalho conjunto para o desenvolvimento de Rondônia.

‘‘O Estado de Rondônia está no azul, mas é azul B. Isso significa que há risco muito grande da gente cair como outros estados que já estão com a economia comprometida’’, disse o governador, em referência ao Rio Grande do Sul, do Norte, ao Rio de Janeiro, Roraima, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás, que já decretaram  calamidade financeira. ‘‘Temos que tomar muito cuidado com todas as ações e essa é a nossa preocupação e dos deputados também porque se o Estado cair trará prejuízo para todos’’, completa Marcos Rocha.

Mais gastos

O governador destacou que o momento é de conter gastos, e foi por isso que decidiu vetar na Lei Orçamentária Anual (LOA) no início do ano com propostas que gerariam mais gastos. ‘‘Ou eu fazia isso ou o estado quebrava. Nós analisamos e vimos que não tinha condições’’. Por outro lado, ele também tem tentando, inclusive com tratativas junto ao governo federal, buscar soluções para as consideradas macro demandas do Estado: a dívida bilionária do extinto Banco do Estado de Rondônia (Beron), a transposição de servidores para o quadro da União, o pagamento de precatórios e falta de reservas no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (Iperon) e a necessidade de expansão da regularização fundiária.

”O que nós precisamos é de paz. Se algo de errado chegar aos ouvidos dos senhores, fale comigo, com os secretários. Somos um time para curar Rondônia e não para trazer peso. Rondônia já sofreu demais com a política do passado. Se Deus nos deu essa oportunidade, muito acima de grupos, está a nossa população. Esses políticos que trabalham para benefício de um grupo não permanecem. Vamos lutar por Rondônia, não por um grupo,não por partidos, a campanha passou”, afirma o governador. ”Todos nós queremos ser parceiros, somar com o governo, ter uma relacionamento de respeito e diálogo. É importante ter essa relação republicana. São poderes independentes, mas que precisa de harmonia”, reforça Laerte.