Fúria destaca levantamento de gargalos da saúde no Estado e busca de soluções

peixe-post-madeirao-48x48

Fúria destaca levantamento de gargalos da saúde no Estado e busca de soluções

peixe-post-madeirao

Na manhã da última terça-feira (9), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, fez um balanço da audiência pública realizada na segunda, para debater as responsabilidades municipal e estadual nas unidades de saúde no município de Porto Velho, e a situação do hospital e pronto-socorro João Paulo II e do hospital infantil Cosme e Damião. 

De acordo com o presidente da comissão, Adailton Furia (PSD), as demandas apresentadas durante a audiência pública serão de fundamental importância para atuação da própria comissão e dos gestores estaduais e municipais nos próximos meses: “Discutimos praticamente todos os gargalos da nossa saúde pública e acertamos de no prazo de um mês reunir novamente para verificar o que efetivamente foi colocado em prática ou não”, . 

O deputado Dr. Neidson (PMN), relatou que logo depois da audiência, o urologista Alessandro Prudente, com especialização em transplante renal, apresentou mais uma demanda para a comissão e solicitou apoio de todos os deputados para que o Hospital de Base recebesse uma ala específica para atender os pacientes transplantados. 

“Na legislatura anterior já tínhamos solicitado essa Ala e agora vamos pedir novamente tendo em vista a importância. Rondônia já realizou mais de 80 transplantes renais, realiza transplante de córnea e agora está tentando realizar também transplante de fígado. Contudo, sem a ala para receber os pacientes transplantados a realização de novos transplantes é muito arriscado”, explica. 

Infecção

Segundo Dr. Neidson, o urologista salientou que 100% dos pacientes transplantados contraem infecção hospitalar. “O risco de infecção pós-transplante depende basicamente da interação entre a exposição do receptor aos patógenos potenciais e seu estado de imunossupressão. Atualmente esses pacientes utilizam as enfermarias com pacientes com as mais diversas enfermidades”, aponta. 

Como membro suplente da comissão de saúde, o deputado Chiquinho da Emater (PSB) parabenizou pela atuação da comissão e destacou que a região do cone Sul está preparando uma ação com intuito de realizar um mutirão de cirurgias eletivas. 

O deputado Luizinho Goebel (PV) também fez questão de destacar o trabalho dos membros da comissão e destacou que o município de Vilhena vem avançando muito na saúde. “Esse mutirão atenderá quase 2 mil pessoas que estão há anos em uma fila de espera que nunca anda. Hoje nosso município possui uma UTI pública e agora temos uma ala para implantar um UTI neonatal”, diz. 

Qualidade

O deputado Adailton Furia destaca a ironia da situação relatada pelo deputado Luizinho: “Enquanto temos pacientes morrendo, precisando de uma UTI, em Vilhena temos uma UTI completa, estruturada e sem condições de se manter. Essa comissão vai continuar atuando efetivamente, para que essas questões sejam resolvidas e os nossos munícipes sejam contemplados com uma saúde de qualidade”.