Expedito afirma que saúde será prioridade absoluta se for eleito

peixe-post-madeirao-48x48

Expedito afirma que saúde será prioridade absoluta se for eleito

peixe-post-madeirao

Durante reuniões no início desta semana com membros da diretoria do Conselho Regional de Medicina (Cremero), do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde) e do Conselho Estadual de Saúde (CES), o candidato ao governo pela coligação “Rondônia, esperança de um novo tempo”, Expedido Junior, afirmou que a saúde pública será prioridade absoluta em seu governo.
Em todas conversas, Expedito debateu sobre um modelo de gestão com o Cremero, com os sindicatos dos profissionais da área e com o CES, no qual a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) será gerida por profissionais indicados por estes colegiados, isto é, a responsabilidade pela saúde pública estadual ficaria nas mãos dos profissionais da área, sem ingerência política, salvo, naturalmente, as orientações do próprio governador.
Neste sentido, Expedito anunciou como a primeira obra de seu eventual governo, a retomada da obra do Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (Heuro), em Porto Velho, cuja obra já deveria ter sido concluída há cerca de cinco anos, mas apesar de jamais ter faltado recursos financeiros, não saiu do papel. O máximo que se conseguiu fazer ao longo dos praticamente oito anos do ex-governador, foi parte da fundação.
O Heuro é a obra mais importante da saúde pública, vez que sua construção irá desafogar o lotadíssimo Pronto-Socorro João Paulo II, onde as pessoas são atendidas em macas nos corredores, na garagem e até no chão do hospital.
O candidato explicou ainda que em conversas com seu candidato a vice, o vereador Maurício Carvalho, ouviu dele a sugestão para que o atual prédio do João Paulo II seja transformado em um hospital de traumas, cuja construção seria patrocinada pelas faculdades de medicina que não têm hospital universitário e utilizam as instalações do João Paulo para o estágio de seus alunos. Expedito autorizou Maurício a construir com as faculdades particulares essa alternativa.
Além do Heuro, que tem recursos para sua construção assegurados pela bancada federal, Expedito disse que concluirá, ainda, os hospitais regionais de Ariquemes, que também já tem recursos obtidos pela bancada federal, e de Guajará-Mirim, onde falta muito pouco para sua conclusão, e vai lutar ainda para conseguir recursos para construir outros dois hospitais para atendimento de alta complexidade em Ji-Paraná e em Vilhena.