20 de abril de 2024

Escola de tempo integral com melhor IDEB da Região Norte foi viabilizada com recursos do senador Acir

peixe-post-madeirao-48x48

Escola de tempo integral com melhor IDEB da Região Norte foi viabilizada com recursos do senador Acir

peixe-post-madeirao

O resultado da aferição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, divulgado pelo Ministério d Educação, mostrou que as escolas de ensino integral se destacaram e apresentaram os melhores índices colocando Rondônia, inclusive, em primeiro lugar no ranking da região norte.

Das onze escolas de tempo integral, ou chamadas de “padrão MEC”, que figuraram com as melhores notas, a que ficou em primeiro lugar foi a de Ji-Paraná, Escola Professor Alejandro Yague Mayor, que obteve nota 6.0.

Recursos

A construção da Escola só foi possível graças à viabilização de recursos na ordem R$ 3,5 milhões conseguidos pelo senador Acir Gurgacz (PDT) que, à época, fez gestão junto ao Ministério da Educação (MEC) para conseguir a destinação da verba via o Fundo Nacional do Desenvolvimento Estudantil (FNDE), que teve contrapartida do Governo do Estado.

Ter uma Escola de Tempo Integral em funcionamento na cidade foi uma luta encampada pelo senador Acir Gurgacz quando ele ainda era prefeito de Ji-Paraná, no começo dos anos 2000.

“Sonhei com esse projeto e fui atrás porque eu sempre soube que ele dá resultados na melhora dos índices de educação de nossas crianças e jovens. A prova está aí, a escola ficou em primeiro lugar no índice de notas do IDEB e as outras dez na sequência do ranking também são de tempo integral”, ponderou Acir.

Crescimento e celebração

De 2017 para cá, a nota que a Escola vem obtendo no IDEB cresceu 25%, saltando de 4.8 para 6.0. A conquista desse crescimento se deve, segundo o diretor Wilson Klein, a um trabalho conjunto que passa também pelo empenho dos alunos em aprender e crescer.

“O que favorece nossos alunos é o fato de sermos uma escola de tempo integral e de ensino integral, porque nós temos um modelo que vai além da base comum curricular. Nós formamos alunos que tenham habilidade cognitiva e que tenham desenvolvimento pessoal para serem bons autores de suas próprias vidas”, ponderou o diretor.

Maria Rita, aluna, se diz feliz por fazer parte da Escola que conquistou a melhor nota no IDEB da Região Norte do País.

“É muito gratificante, pois essa escola possibilita tanto para mim quanto para meus colegas uma diversidade muito grande conteúdos que nos permite crescer como alunos e como seres humanos”, declarou.

“Esse resultado positivo é o reconhecimento de nosso trabalho e de nosso esforço junto aos alunos. É importante salientar que nós não vemos esse resultado apenas como mérito dos professores de matemática e língua portuguesa, que é o que o IDEB mede, mas cada professor de todas as matérias contribui para o desenvolvimento dos alunos. A gente fica contente com a dedicação dos alunos e com a responsabilidade que eles têm. Esse é um resultado da Escola que vem através dos alunos”, ponderou Emerson Lauro, professor de Matemática na Escola.

Estrutura

Ela conta com seis blocos ligados por meio de corredores cobertos com telhas de barro, 12 salas de aula climatizadas, laboratórios de ciências naturais e de informática, refeitório, cozinha, teatro de arena, quadra poliesportiva coberta e área de vivência. A escola atende 354 alunos do 1º ao 3º ano.
Fonte: SGC