Eleições 2018: Jesualdo critica juros praticados no País e diz que saída é abrir mercado

peixe-post-madeirao-48x48

Eleições 2018: Jesualdo critica juros praticados no País e diz que saída é abrir mercado

peixe-post-madeirao

O candidato ao Senado, Jesualdo Pires (PSB), em reunião com lideranças empresariais do interior do Estado, criticou os juros exorbitantes praticados no Brasil, afirmando que as alíquotas são impraticáveis, o que impossibilita investimentos no setor produtivo e torna o Brasil menos competitivo.

A saída para este grave problema Brasileiro, segundo Jesualdo, é a abertura do mercado para o ingresso de novas instituições financeiras. O que ocorre no País hoje é que há uma concentração das atividades bancárias brasileiras, onde os cinco maiores grupos financeiros, detêm Juntos, praticamente 65% dos ativos praticados no mercado. 

“Como não há concorrência, acaba havendo um monopólio praticado por essas instituições que dominam o mercado. Há países que possuem mais de 5 mil bancos atuando em total liberdade de concorrência, enquanto que aqui no Brasil, cinco grandes grupos financeiros, são detentores de cerca de 30 instituições bancárias, e ditam as regras do mercado”, explicou Jesualdo.

Outra posição importante colocada por Jesualdo é que os bancos públicos deveriam incentivar a concorrência de mercado, oferecendo taxas e juros menores.

Jesualdo disse ainda que as altas taxas de juros praticadas e, que são autorizadas pelo Governo Brasileiro, são um desastre para quem quer empreender e até mesmo para os produtores rurais que precisam de uma política de captação de recursos diferenciada.

“Os juros praticados nacionalmente só interessa aos próprios bancos, uma vez que trava o surgimento de novos negócios, impede o desenvolvimento interno e faz com que o Brasil perca em competitividade com outros países”, atacou.