19 de abril de 2024

Comissão de Indústria e Comércio da ALE recebe secretários da Sefin e SEDI

peixe-post-madeirao-48x48

Comissão de Indústria e Comércio da ALE recebe secretários da Sefin e SEDI

peixe-post-madeirao

A Comissão de Industria, Comércio, Ciência e Tecnologia (CICCT) se reuniu nesta terça-feira (08), no Plenarinho II da Assembleia Legislativa sob a presidência do deputado Aélcio da TV (PP) e presença do deputado Chiquinho da Emater (PSB). A reunião contou ainda com as presenças do secretário de Finanças, Luís Fernando Pereira da Silva, e do chefe da Superintendência Estadual Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (SEDI), Sérgio Gonçalves da Silva.

A convite da Comissão, os dois tiveram a oportunidade de apresentar a situação fiscal do Estado, bem como o planejamento para o desenvolvimento econômico de Rondônia em 2021.

O secretário Luis Fernando apresentou os resultados do monitoramento do efeito da pandemia nas finanças do Estado, que vem sendo realizado desde março pela Sefin. Segundo ele, mesmo com os efeitos da pandemia, houve um crescimento no faturamento, principalmente os setores de agropecuária, indústria e varejo. O secretário destacou que, apenas o setor de serviços apresentou queda neste ano.

Segundo o secretário, a arrecadação da Sefin em 2020 empatou com a de 2019, mas o cenário que se apresenta para o início de 2021 é de adversidade, levando em consideração o final do auxílio emergencial do Governo Federal, reajustes salariais de servidores, precatórios e outros fatores.

Planejamento

Já para Sérgio Gonçalves, o desenvolvimento econômico do Estado em 2021 apresenta uma previsão positiva de crescimento. Ele apresentou o planejamento da SEDI em relação à ações para o fomento de empresas, que incluem o aumento da capacidade de microcrédito pelo Banco do Povo e a diminuição da inadimplência dos microempresários.

Sérgio Gonçalves destacou as ações da SEDI para investir em inovação no Estado, que farão aumentar o número de empreendimentos de tecnologia por meio de editais e parcerias. A previsão da superintendência é que até o final de 2022, Rondônia conte com 16 ambientes de inovação, presentes em 10 municípios do estado.

O superintendente destacou ainda ações para regularizar áreas e melhorar a infraestrutura dos municípios para possibilitar a abertura de indústrias e a promoção de cursos EAD e presenciais para a qualificação de mão de obra, visando diminuir o desemprego no estado.

O deputado Aélcio agradeceu à presença dos secretários e se declarou positivamente surpreso com os números apresentados, considerando o bom desempenho do estado mesmo em meio à pandemia.