Browse By

Cadeia Produtiva do Leite: Comissão de Agropecuária da Ale destaca resultados de audiência pública

Ao presidir a reunião da Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR), o deputado Lazinho da Fetagro (PT) destacou os temas discutidos durante audiência pública ocorrida na segunda-feira (12), quando foram debatidas questões da cadeia produtiva do leite (Proleite) em Rondônia.

Lazinho destacou que a audiência pública do leite foi muito boa e alertou o governo sobre os incentivos que somente cinco empresas recebem, “mas estas, detém 90% da produção do Estado”, afirmou o parlamentar.

Segundo ele, esta questão serviu como um alerta ao governo, que irá rever a lei para que as empresas sejam estimuladas a participar do Conseleite. “Esta câmara define o preço do leite no mercado, em comum acordo entre indústria e produtores”, afirmou Lazinho, que também enumerou deliberações retiradas da reunião, como a definição do preço mínio do leite.

Proleite

O deputado Adelino Follador (DEM), propôs a volta da execução do Proleite pela a Emater. Segundo ele na Seagri não está andando. Ao final ficou definido o agendamento de uma reunião com o secretário George Braga para tratar das questões dos incentivos.  O deputado Ribamar Araújo (PR) também participou da reunião.