Ardida como Pimenta: O peso dos votos de Maurão na reta final das eleições

É  nítido e sabido o peso do eleitorado de Maurão de Carvalho na decisão de quem assumirá o governo de Rondônia a partir de 01 de janeiro de 2019. Maurão se manteve em segunda colocação nas pesquisas da véspera da decisão do primeiro turno. Os votos de Maurão totalizaram 173.690 votos distribuídos nos 52 municípios de Rondônia. É imprescindível reconhecer a liderança política do deputado Maurão que foi, junto com Expedito Júnior, o mais ativo na batalha eleitoral que durou 45 dias.

Para os deputados estaduais eleitos pelo MDB e seus partidos coligados, Maurão de Carvalho foi essencial na costura da conjuntura política que elegeu sete deputados para a próxima legislatura, que começa em 01 de fevereiro de 2019.

O campeão de votos na Assembleia Legislativa é o deputado estadual Lebrão ligado ao grupo de Maurão de Carvalho. Assim como na Câmara Federal o campeão de votos é o deputado estadual Léo Moraes, que se consagra como o federal campeão de votos e que declarou apoio incondicional a Maurão de Carvalho no primeiro turno.

Os apoiadores dos candidatos Marcos Rocha (PSL) e Expedito Júnior (PSDB) disputam os votos de Maurão. O posicionamento do candidato nessa altura da corrida eleitoral, faltando nove dias para as eleições, é importante na decisão de quem será o próximo governador. Maurão é uma figura política carismática e conquistou o respeito dos parlamentares como presidente da Casa de Leis do Estado de Rondônia.

Os ataques que Maurão recebeu no primeiro turno foram deveras em vão. Ele não foi consagrado para o segundo turno devido a esses ataques vindo em especial do candidato Vinícius Miguel da REDE. Maurão não foi eleito em função da onda bolsonarista que consagrou outros tantos candidatos por todo o Brasil. As pesquisas demonstravam que Maurão apresentava exatamente o mesmo percentual de votos ao resultado das urnas.

 

JESUALDO PIRES.

Outro fator importante na decisão eleitoral no segundo turno para o governo de Rondônia serão os votos do candidato ao senado Jesualdo Pires (PSB). Sua liderança manifestada nos 52 municípios de Rondônia, que lhe deu 195.641 votos, são muito expressivos para a transferência natural ao candidato que PSB e, em especial Jesualdo for ungir na semana decisiva da eleição. Por enquanto a estratégia é o silêncio, para evitar possíveis ataques do rival candidato. É certo que o ex-prefeito de Ji-Paraná irá se manifestar na próxima semana decisiva do pleito eleitoral.

AINDA FALANDO EM MAURÃO.

Conclui-se que o apoio de Maurão de Carvalho nessa reta final do segundo turno no processo de orientação de seus eleitores será o mote decisivo na decisão de quem levará o posto de governador do Estado de Rondônia. Os cabos eleitorais e marqueteiros de ambos os candidatos têm noção básica desse fator importante e decisivo no próximo dia 28 de outubro.

EXPEDITO X MARCOS.

No debate da BAND Meridional, realizado nessa quinta-feira (18), ficou certo e logicamente coerente que ambos os candidatos não têm a noção básica da situação financeira, econômica e estrutural do Estado de Rondônia. É necessário que nos próximos debates que ainda restam a assessoria dos dois candidatos monitorem melhor e eficazmente os candidatos para apresentarem a realidade ao eleitor, que não pode ser mais pego de surpresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *