Ardida como Pimenta: O duelo eleitoral nas redes sociais em Rondônia

peixe-post-madeirao-48x48

Ardida como Pimenta: O duelo eleitoral nas redes sociais em Rondônia

peixe-post-madeirao

Por Victoria Ângelo Bacon

Após o início do programa eleitoral gratuito na TV em Rondônia, o debate gira em torno das Redes Sociais. Uma coisa é certa: A TV transferiu para o celular o papel que exercia há alguns anos. Nas Redes Sociais podemos nos expressar acerca de um conteúdo. Na TV não, razão essa que os embates por detrás da tela do celular serão tão decisivos na escolha dos candidatos.
Em Rondônia, Acir Gurgacz, o candidato ao governo, é o que mais cresceu em acessos à página e citações com o seu nome nas Redes Sociais. Ao contrário do candidato do PSDB, Expedito Júnior, que sofre ataque nas Redes Sociais, questionando o porquê dele teimar em dizer que se preparou oito anos para ser candidato. Ele estava impedido por decisão judicial e a ele pesa outro processo que estava tramitando no STF e, por determinação do Ministro Marco Aurélio desceu para a justiça federal criminal a fim de ser apreciado e julgado.
O candidato Maurão de Carvalho (MDB) tem um público fiel nas Redes Sociais, porém é importante observar que não há crescimento do candidato em torno dos embates digitais. A polarização eleitoral ocorre entre Acir e Expedito.
Mais uma pesquisa foi divulgada a pedido da SIC TV e observou-se que os dois candidatos mais citados nas Redes Sociais em Rondônia são os que melhor pontuam. Assim ocorreu com o Ibope e outras cinco pesquisas realizadas desde o início do processo eleitoral.
Afirmar que as Redes Sociais determinarão os candidatos seria algo totalmente inoportuno. As Redes Sociais são o termômetro de quem chegará ao segundo turno, visto que um candidato pode se apresentar como um “mocinho” no programa eleitoral e os soldados digitais lhe mostram como “bandido” nas Redes Sociais. Ter “rabo de palha” em tempos de Facebook, whatsapp, instagram não é bom para nenhum candidato, principalmente aqueles que têm um passado nebuloso.
Às vésperas da eleição, nunca as Redes Sociais terão tanto poder de construção e desconstrução de um candidato. Será um Deus no Acuda de ataques. Uma trincheira à moda virtual. Pela movimentação nas Redes Sociais, Acir e Expedito estão no segundo turno!

PORTO VELHO NA DECISÃO
A cada dia que se aproxima da eleição, a indecisão eleitoral entre os candidatos vem aumentando na capital. Por ser o maior colégio eleitoral, Porto Velho terá um peso decisivo para o segundo turno ao governo do Estado de Rondônia. Pelas pesquisas realizadas desde o inicio do processo eleitoral, três são os nomes preferidos do eleitorado portovelhense: Acir Gurgacz, Expedito Júnior e Mauro de Carvalho. Um desses três terá de ficar de fora e sempre coube à capital a missão de carregar o segundo nome para o turno final das eleições. Creio que se repetirá.

GERALDO ALCKMIN
Tem batido no PT (o que era esperado), mas também bate pesado no governo Temer?
Pasmem! O homem enlouqueceu. Geraldo Alckmin foi um dos mentores do impeachment de Dilma Rousseff juntamente com Aécio Neves. Foi aliado de Michel Temer indicando vários ministros e secretários de ministérios. À Alckmin coube chancelar os principais nomes que quebraram o Brasil de vez, entre esses nomes do ex-presidente da Petrobras Pedro Parente responsável direto pela greve dos caminhoneiros que trouxe consequências desastrosas. Qual síndrome sofre o nosso candidato tucano?