20 de abril de 2024

Ardida como Pimenta: Arrancada de Ciro Gomes mete medo!

peixe-post-madeirao-48x48

Ardida como Pimenta: Arrancada de Ciro Gomes mete medo!

peixe-post-madeirao

A aproximação do prazo final para o anúncio das alianças presidenciais e regionais leva os partidos com as maiores bancadas do Congresso a mirar no candidato pedetista Ciro Gomes.

Se o leque de negociações de Ciro foi aberto nas últimas semanas — com PP, DEM e PR —, os ataques também se intensificaram. O PT, por exemplo, constatou que as chances de Ciro aumentaram. Por isso, já engendra movimento para isolar o pedetista. Ciro está há um mês negociando, com DEM, PP, PSB e, agora, com PR. Pela esquerda, o analista acredita que o apoio do PT “é dado como impossível”, à revelia dos apoios de Pernambuco.

A estratégia do PT posta em prática nas últimas 24 horas é tentar isolar as chances de apoio entre PSB e PDT. A principal ala do partido na ação é pernambucana, fortemente ligada aos pessebistas no Nordeste. Para costurar alianças, a presidente do partido, Gleisi Hoffmann (PT-PR), tem viajado para se encontrar com dirigentes estaduais de outros partidos. Ontem, ela esteve com Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco.

Ciro Gomes é o único candidato certo a polarizar com Jair Bolsonaro a disputa pela presidência no segundo turno. Aqueles que tentam se afastar de Ciro neste momento, acabarão por ter de apoiá-lo num eventual segundo turno.

 

TRANSFERÊNCIA IMPROVÁVEL
Mesmo que o PT lance candidatura própria, após aceitar de vez a permanência do ex-presidente Lula na prisão em Curitiba, os votos do eleitorado petista não necessariamente serão transferidos ao candidato Fernando Haddad (possível substituto de Lula). A tendência é que metade desse eleitorado seguirá o PDT de Ciro Gomes (50%) e desse eleitorado petista a outra metade será dissipada entre os candidatos que o PT lançar (possivelmente Fernando Haddad), ou seja, 25% desse eleitorado. Os 25% restantes tendem a não votar em ninguém. O PT ter seu candidato a apoiar abertamente a candidatura de Ciro Gomes (PDT) é o melhor a se fazer. Estrategicamente será muito positivo ao PDT se não tiver o apoio declarado do PT de Lula. Transferência de votos por apoio declarado nessa condição que se encontra o PT e seu líder maior (Lula) dificilmente ocorrerá.

NO SEGUNDO TURNO
Na cabeça dos defensores de Ciro, a chegada de Jair Bolsonaro (PSL) à segunda etapa das eleições é dada como certa. O adversário do parlamentar seria, então, o ex-governador do Ceará. O PT não tem chances de ir para o segundo turno, isso é algo com que todos concordam. E Ciro Gomes não fará alianças com os petistas, como contou um cacique que pediu para não ser identificado. O PT e MDB atuam com objetivo em comum para combater Bolsonaro. Ele está consolidado e Marina (Silva) não tem estrutura de campanha para chegar ao segundo turno.

TIRO SEM
PÓLVORA
Mais um erro da turma Bolsonaro. O Coordenador do programa econômico do pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL-RJ), Paulo Guedes, afirmou que terá total liberdade para montagem de sua equipe caso se torne o titular da Fazenda e indicou que pode manter alguns integrantes da atual equipe econômica do governo Temer. Um tiro fora do alvo para o pré-candidato. A equipe econômica de Michel Temer conseguiu em tão pouco tempo dados recordes negativos da economia e do desemprego.

TÁXI PARADO
A magistrada do Tribunal de Justiça de Rondônia, Inês Moreira, deferiu ao Sindicato Sitetuperon através da brilhante atuação dos advogados Flávio Orlando e Ivi Almeida a proibição da circulação de táxi compartilhado em Porto Velho. O processo em mandado de segurança (nº 7006574-98.2018.8.22.0001) sendo liminar está em vigor a partir dessa data e recai sobre todos aqueles que possuem o serviço de táxi compartilhado em PVH.