Alex Silva debate violência nas escolas com representante da Coordenadoria Regional de Educação de Porto Velho

peixe-post-madeirao-48x48

Alex Silva debate violência nas escolas com representante da Coordenadoria Regional de Educação de Porto Velho

peixe-post-madeirao

Casos de diferentes tipos de violência têm se tornado rotineiros e vêm incorporando-se à rotina das instituições de ensino e assumindo proporções preocupantes.

De acordo com o Diagnóstico Participativo das Violências nas Escolas, feito pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais em parceria com o Ministério da Educação, em 65% dos casos, a violência parte dos próprios alunos; em 15,2%, dos professores; em 10,6%, de pessoas de fora da escola; em 5,9%, de funcionários; e, em 3,3%, de diretores.

Na busca por entender causas e consequências específicas sobre a violência nas escolas do nosso Estado, e estudar formas de coibi-las e evitá-las, além de como auxiliar na transformação social dos alunos, o deputado Alex Silva (PRB) recebeu na manhã de segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa, o Coordenador do Protagonismo Juvenil da Coordenadoria Regional de Educação de Porto Velho (CRE/PVH) João Belarmino dos Santos, juntamente com o Coordenador do Projeto Namoro Blindado nas Escolas, pastor Rogerio Silva.

“A escola é vista pela sociedade como um ambiente seguro, porém, os casos de violência nas escolas são assustadores. Acredito que a falta de valores e a fragilidade familiar dos alunos são os maiores motivadores, o que vem impedindo alcançar os objetivos da educação”, afirmou o deputado.

Segundo João Belarmino, a violência nas escolas está banalizada e inserida nas raízes. O Governo precisa buscar alternativas para coibir isso. Claro que precisamos de monitoramento, segurança, mas acima de tudo, resgatar fundamentos e valores familiares que foram destruídos.