20 de abril de 2024

Preso na Bolívia suspeito de ser o mandante do assassinato do prefeito de Candeias do Jamari

peixe-post-madeirao-48x48

Preso na Bolívia suspeito de ser o mandante do assassinato do prefeito de Candeias do Jamari

peixe-post-madeirao

Katsumi Yuji Ikenouchi Lema foi preso durante uma operação da Polícia Federal (PF) em conjunto com a Polícia da Bolívia nesta sexta-feira (10). Yuji é apontado como o principal suspeito de ser o mandante do assassinato do prefeito de Candeias do Jamari (RO), Francisco Vicente de Souza, conhecido como Chico Pernambuco. De acordo com a PF, Katsumi será escoltado até Porto Velho.

katsumi residia na em Guyará Mirim desde o início deste ano, segundo investigações da PF. A polícia brasileira estava no país vizinho com a permissão da polícia boliviana, que autorizou as investigações.

Em entrevista à CBN Amazônia, o delegado Heliel Martins, da PF, contou que a polícia brasileira tinha pedido o mandado de prisão à Justiça de Rondônia.

“Houve um pedido da 1ª Vara, do Tribunal do Júri, para inclusão do mandado de prisão dele na chamada difusão vermelha da Interpol. A polícia boliviana fez a captura dele do outro lado e entregou pra PF aqui no Brasil. O mandado de prisão que está na difusão vermelha vale como uma ordem de captura lá”, diz.

Depois de ser entregue à PF, Katsumi Yuji Ikenohuchi Lema foi levado para a cadeia pública de Guajará-Mirim (RO).

Mandante

Katsumi Yuji Ikenouchi Lema é primo do atual prefeito de Candeias do Jamari, Luiz Ikenohuchi, que assumiu o cargo depois da morte de Pernambuco.

De acordo com as investigações da polícia, foi Katsumi quem contratou o articulador, que fez o contato com os executores.

O crime

O ex-prefeito Chico Pernambuco foi morto a tiros no dia 18 de março de 2017, quando chegava em casa, em Candeias do Jamari. Conforme a polícia, ele estava dentro do próprio carro quando levou três tiros de pistola.

O parlamentar de 66 anos chegava em casa com a namorada e uma criança, quando dois homens se aproximaram de motocicleta e efetuaram vários disparos. Chico Pernambuco foi atingido por dois tiros no peito e um no rosto.

Os acusados no envolvimento do assassinato do prefeito já foram julgados e condenados pelo Júri Popular. Fonte: SGC com informações da CBN Amazônia