Browse By

Prefeitura de Porto Velho instala iluminação pública na comunidade Água Azul

Com 250 famílias, a comunidade Água Azul, no quilômetro 23 da BR-319, sentido Humaitá, comemora a chegada da iluminação pública. A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), órgão da prefeitura de Porto Velho, instalou 60 pontos de luz, incluindo luminárias, reatores, relés, suportes metálicos e lâmpadas de 150 watts.
A comunidade pertence ao distrito de Canutama, no Amazonas. Porém, de acordo com os moradores, eles buscaram ajuda das autoridades desse estado há dois anos, por meio do Programa Luz para Todos, mas não foram atendidos.

Parceria

Cansados de esperar, recorreram a Eletrobras Rondônia. Mediante parceria com a estatal, a comunidade forneceu os postes, padrões e transformadores. A Eletrobras, por sua vez, arcou com a construção da rede elétrica, mas faltava iluminação pública.
Foi então que os moradores recorreram ao Município de Porto Velho. O prefeito Hildon Chaves prontamente atendeu o pedido e determinou que a Emdur realizasse o serviço por meio do Proluz, programa idealizado na atual gestão para iluminar comunidades rurais e proporcionar mais segurança a essas localidades.
“A taxa de iluminação pública (Cosip) passou a ser paga a Rondônia desde que a Eletrobras construiu a rede elétrica, mesmo estando dentro do território do Amazonas, por isso solicitaram nosso apoio para fazer o serviço”, explica o presidente da Emdur, Thiago Tezzari.