Browse By

Prefeitura de Porto Velho elimina ponto de alagamento na Pinheiro Machado

Para evitar novos alagamentos, as caixas de captação de águas pluviais da Avenida Pinheiro Machado com a rua México, bairro Flodoaldo Pontes Pinto, passaram por vistoria e limpeza esta semana. O trabalho foi realizado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), que vem atuando ainda em outros pontos críticos da cidade.
Nesse local da Pinheiro, quando chove com intensidade, os bueiros não conseguem dar vazão à água, o que acaba estragando a calçada e a via, além de causar transtornos aos moradores e motoristas dos veículos que utilizam aquela rua.
Segundo Wellem Prestes, subsecretário da Semusb, a maior parte da infraestrutura nessa região foi construída há cerca de 40 anos com manilhas medindo entre 30 centímetros e 40 cm de diâmetro. “Isso, na época, talvez fosse satisfatório mas, para a demanda atual, é insuficiente, especialmente devido ao lixo que se joga em valas e canais, que causa represamento da água e criam blocos de areia e terra, impedindo a vazão.

Tubulações

“Em outros pontos da cidade, algumas tubulações antigas estão sendo trocadas para melhorar o escoamento das águas da chuva”, afirmou o engenheiro da Semusb, Gabriel Braga. Em média, por mês, são retirados cerca de 25 a 40 metros cúbicos de entulhos das caixas de captação e bueiros da cidade. Este material enche quatro caminhões caçamba da Semusb por mês.

Atendimento

As demandas para desobstrução de galerias podem ser feitas através do telefone 3901-3145 ou pelo e-mail gab.semusb@gmail.com.