Browse By

INFRAESTRUTURA: Ji-Paraná recebe convênio de R$ 778 mil para implantar faixas elevadas

A cidade de Ji-Paraná irá receber 57 faixas de sinalização elevadas. Serão beneficiadas especialmente as escolas estaduais e municipais dentro do perímetro urbano do município. A nova sinalização será implantada e coordenada pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), por meio de recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 778 mil, vindos do departamento estadual de trânsito (DETRAN-RO).
O convênio para esta finalidade foi assinado na manhã desta segunda-feira (02), na sede do Palácio Urupá, com a presença do Prefeito Marcito Pinto (PDT), do senador da República Acir Gurgacz (PDT), diretor geral do Detran-RO Acácio Figueira, do deputado estadual Airton Gurgacz (PDT) e dos vereadores Lourenil Gomes, Edilson Vieira, Isaias Arnica, Marcelo Lemos e Obadias Ferreira, presidente da AMT, Alex Marcos da Silva e o Presidente da Associação Comercial e Industrial, Hugo Araújo.

Modelo de sucesso

A faixa elevada é uma solução já bastante utilizada em diversas cidades brasileiras, segundo atestou Acácio, diretor do Detran-RO. “É um modelo de sucesso que garante total segurança, sendo um dos modelos mais indicados para as travessias de pedestres na frente das escolas e locais de grande movimentação de pedestres”, ressaltou.
O prefeito Marcito Pinto disse que Ji-Paraná avançou muito em sinalização de trânsito nos últimos anos e que a intenção é que a prefeitura junto com seus parceiros continue investindo. Quanto as faixas elevadas, o prefeito citou algumas vantagens ressaltando que: “ela melhora as condições de acessibilidade e segurança dos pedestres nas vias públicas, amplia a visibilidades da travessia para os pedestres e faz com que haja redução da velocidade dos automóveis, sem gerar maiores empecilhos para o veículo como ocorre com os quebra-molas”, ressaltou.

Recursos

Marcito agradeceu ainda os recursos que foram indicados pelo deputado estadual Airton Gurgacz. Estes recursos chegaram a Ji-Paraná através do trabalho do deputado Airton que sempre teve uma preocupação especial com o trânsito de nossa cidade.
Já o senador Acir, que esteve presente à assinatura, lembrou que a cidade ainda possui alguns gargalos para fluidez do trânsito que aos poucos devem ser sanados, como a substituição de alguns semáforos por rotatórias e a criação do acesso para o centro da cidade abrindo a avenida Clóvis Arraes no trecho da via com a BR-364. “São soluções que solicitamos junto a Prefeitura e que já estão sendo analisadas, visando melhorar a trafegabilidade no perímetro da nossa cidade”, informou.