Browse By

Vistoria veicular: Empresários do setor se reúnem e debatem inovação e qualidade do serviço

Mais de 30 empresários do setor de vistorias veiculares se reuniram, em Ji-Paraná, na sexta-feira, dia 20, para discutir avanços no setor.
A implantação da sede da entidade, a contratação de assessoria jurídica e de comunicação, a implantação de vistorias móveis, para atender localidades onde os serviços ainda não estão sendo oferecidos, e a implantação de um sistema, onde o Ministério Público do estado (MP) terá acesso instantâneo aos procedimentos de vistoria veicular, foram alguns dos temas apresentados aos associados.
Outra preocupação da Associação das Empresas de Vistorias do Estado de Rondônia (Assovis/RO), é quanto ao comportamento hostil de alguns deputados estaduais, que voluntariamente vêm atacando o setor. Tais parlamentares, não se atentaram para o fato de que os investimentos com tecnologia e estrutura física para fazer as vistorias pelo Estado e poder dar um bom atendimento aos usuários, seria muito dispendioso e, por isto, este serviço foi terceirizado para mais de 55 empresas. Essa medida poupou o estado de fazer investimentos vultosos e deu segurança aos proprietários na compra e posse de veículos, evitando fraudes e inúmeros acidentes além de gerar mais de mil empregos diretos e indiretos no setor.
A empresária Erinélia Theodoro Jordão, do município de Cacoal, participou do encontro e avaliou os avanços postos em expectativa. “Foi uma reunião muito proveitosa e também serviu para unir mais os empresários do setor, visando a luta por melhorias a serem oferecidas aos usuários e, também, para trocarem experiências, afim de lidar com dificuldades que possam aparecer” salientou a empresária.

Sociedade

De acordo com a secretária da ASSOVIS/RO, Cíntia Rossi Massalai, uma audiência publica, à acontecer nos próximos meses, envolvendo o Detran-RO, o MP a Associação das empresas vistoriadoras e a sociedade em geral, irá discutir temas como a vistoria eletrônica em veículos do transporte escolar.
“É importante que esses veículos passem pela vistoria eletrônica, pois todo o processo é gravado e inspecionado pelas autoridades. Como trabalhamos com vidas, os pais dos alunos precisam ter a tranquilidade de que os ônibus e vans estejam em prefeitas condições para transportar seus filhos” concluiu a secretária.
Os objetivos centrais da ASSOVIS/RO “é buscar melhorias, qualificando os profissionais de vistoria automotiva, entregando um serviço de maior qualidade ao usuário e ao Detran-RO” visando a agilidade e a transparência, aferidas em todo o processo” acrescentou o presidente da ASSOVIS/RO, Gabriel Vit.
O seguimento de vistorias eletrônicas automotivas completa 10 anos em 2018 e, em Rondônia, foiimplantada há oito anos. “Hoje as empresas associadas à ASSOVIS/RO, atende em torno de 95% da frota do estado e, com o novo serviço de vistoria móvel, poderá a 100% da frota,sepultando de uma vez por todas, a era das vistorias com decalque. Um salto da era da pedra lascada para a era digital”, concluiu o presidente.