Browse By

Cerca de 300 mudas de Resedá são plantadas em Ariquemes

Na manhã desta sexta-feira (16), equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e um grupo de voluntários, fizeram um mutirão para o plantio de cerca de 300 mudas de Resedá no canteiro Central da Avenida Hugo Frey. A ação faz parte do projeto de arborização da cidade, que teve inicio em 2017 e tem por objetivo a plantação de mais de 2 mil mudas.

O arbusto ornamental é de origem Indiana. De porte pequeno, além de manter a copa longe da fiação elétrica, suas raízes são superficiais e não destroem as calçadas. O espetáculo fica por conta das flores que aparecem durante boa parte do ano.

Enraizamento

De acordo com o Secretario da Sema, Anderson de Gasperi, as mudas foram feitas por meio de estaquia. Para ficar mais rápido o enraizamento, foi utilizado um tipo de hormônio orgânico, feito à base de lentilhas. “Tanto o adubo, quanto o hormônio são orgânicos, tudo muito simples e com resultado surpreendente. A receita com a fórmula está disponível para a população na nossa secretaria”, disse Anderson.

Outras mudas de árvores para sombreamento já foram plantas em vários cantos da cidade, todas nativas da região. Vale lembrar que o viveiro da Secretaria de Meio Ambiente esta de portas abertas para a população, com diversas plantas para serem doadas.

De acordo com o Chefe do Executivo, Thiago Flores, a colaboração da população será importante para a manutenção das futuras árvores. “Nós contamos com a ajuda dos nossos munícipes, para os cuidados com as mudas que foram plantadas hoje, já que tivemos relatos sobre o furto de algumas em outras áreas. Nossa cidade merece, são detalhes que vão melhorar o aspecto visual”, enfatizou.