Ariquemes: Sema e Semsau realizam mutirão para orientar sobre a Coleta Seletiva e limpeza dos quintais

peixe-post-madeirao-48x48

Ariquemes: Sema e Semsau realizam mutirão para orientar sobre a Coleta Seletiva e limpeza dos quintais

peixe-post-madeirao

A Prefeitura de Ariquemes, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Sema) e Saúde (Semsau), realizaram nesta quarta-feira (4), um mutirão de visitas às residências e imóveis dos Setores 4, 5, 6 e BNH para orientar a população sobre os procedimentos da coleta seletiva e também na limpeza do quintal para a prevenção de endemias. Equipe da Sema, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias e Coordenadores da Semsau participaram da ação para instruir os moradores.
Durante as visitas, os instrutores distribuíram um folder com a orientação e o dia da coleta seletiva e um sacolão plástico de lixo na cor verde em cada residência, para que seja colocado o lixo seco (inorgânico reciclável), mesmo nos imóveis que não haviam ninguém no momento da vista. O caminhão da coleta seletiva passará pelos bairros uma vez por semana recolhendo o saco plástico com os materiais recicláveis cheio e deixando um vazio.
De acordo com o engenheiro ambiental da Sema, Glauco Rodrigo Kozerski, o mutirão ocorreu para orientar a correta separação do lixo na hora do descarte para a Coleta Seletiva, bem como manter o quintal limpo para evitar as pragas urbanas e que podem resultar em endemias como a dengue.
Segundo o coordenador de endemias da Funasa, Clarismundo Lopes, foram mobilizados em torno de 110 pessoas para o mutirão, no qual foram visitados aproximadamente 8.000 (oito mil imóveis) em quatro setores simultaneamente.
A campanha da coleta seletiva em Ariquemes, trabalha na separação do lixo seco do lixo molhado, sendo o lixo seco (metais – como aço e alumínio – papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos, vidro, entre outros) e molhado, formado por materiais orgânicos (cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida), que se misturado acaba inviabilizando a reciclagem.
O Secretário da Sema, Vilmar Ferreira destaca que a realização do trabalho tem grande importância, visando o cumprimento das metas do plano municipal de saneamento básico e a diminuição da quantidade de lixo que vai para o aterro sanitário. Além de fomentar a reciclagem como renda e educar a população para o correto manejo de lixo nas residências, evitando pragas, doenças e melhorando a qualidade de vida da comunidade.

Conforme a Sema, a coleta seletiva nos setores 05 e BNH ocorre em todas as quartas-feiras. Já nos setores 04 e 06 ocorre em todas as quintas-feiras.