18 de abril de 2024

Aneel aprova redução de 0,78% nas tarifas residenciais de Rondônia

peixe-post-madeirao-48x48

Aneel aprova redução de 0,78% nas tarifas residenciais de Rondônia

peixe-post-madeirao

A conta de luz dos consumidores residenciais de energia elétrica de Rondônia vai cair 0,78% a partir de amanhã, seguindo determinação aprovada pela diretoria da Aneel na terça-feira (10). Com isso, a tarifa por MW/hora para as residências no Estado cairá dos atuais R$ 581,37 para R$ 576,82.

A sessão foi marcada por uma confusão e bate-boca do deputado federal Mauro Nazif (PSB) com os diretores da agência e representantes da Energisa. O parlamentar acusou a Aneel de beneficiar a empresa. A reunião foi suspensa e Nazif convencido a sair. Depois foi duramente criticado por todos os diretores sobre a forma como os tratou.

Segundo a Aneel, os índices variam de acordo com o tipo de consumidor. Para quem recebe energia em alta tensão, como as indústrias, por exemplo, a redução será de 0,27%.

Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço.

O pagamento antecipado do empréstimo da Conta ACR contribuiu para a redução da tarifa da distribuidora em cerca de -5,42%. A Conta-ACR foi um mecanismo de repasse de recursos às distribuidoras para cobertura dos custos com exposição involuntária no mercado de curto prazo. (Inforondônia)