PSG e Basaksehir abandonaram campo após ofensa racista de quarto árbitro; jogo será retomado nesta quarta-feira

peixe-post-madeirao-48x48

PSG e Basaksehir abandonaram campo após ofensa racista de quarto árbitro; jogo será retomado nesta quarta-feira

peixe-post-madeirao

Não foi na bola que o duelo entre PSG e Basaksehir, pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, teve desfecho nesta terça-feira em Paris. Aos 14 minutos do primeiro tempo, a partida foi interrompida por conta de uma revolta vinda do banco de reservas do clube turco. O motivo: ofensas racistas do quarto árbitro, o romeno Sebastian Coltescu, ao camaronês Pierre Webó, membro da comissão técnica do time de Istambul. Após muita discussão, os jogadores das duas equipes, liderados por Demba Ba, Neymar e Mbappé, decidiram abandonar o campo. A Uefa chegou a cogitar a retomada do jogo pouco depois, mas o elenco do Basaksehir decidiu não voltar. Leia mais aqui!

Na França, jogadores se recusam a seguir em campo após ato de racismo

Na França, jogadores se recusam a seguir em campo após ato de racismo

Pierre Webó se revolta após ofensas racistas

Pierre Webó se revolta após ofensas racistas (Foto: Reuters)

  • Como fica?

    A Uefa anunciou, duas horas depois da saída dos jogadores, que a partida será retomada, a partir do minuto 14, nesta quarta-feira, às 14h55 (horário de Brasília), no Parque dos Príncipes. O PSG, já classificado por conta da vitória do RB Leipzig sobre o Manchester United, precisa da vitória para fechar a fase de grupos na liderança. Veja a tabela da Champions.

  • Como tudo aconteceu

    O último lance do jogo nesta terça foi uma falta cometida por Kimpembe sobre Gulbrandsen. A não aplicação do cartão amarelo, dado a dois jogadores do Basaksehir anteriormente – Tekdemir e Rafael – gerou muita reclamação da comissão técnica do time turco. O técnico, Okan Buruk, chegou a ser advertido. Pouco depois, Webó apareceu revoltado e gritando na beira do campo, reclamando dos termos proferidos pelo quarto árbitro. O camaronês foi punido com o cartão vermelho, o que aumentou a confusão.

    Jogadores em volta do árbitro pouco antes da decisão de saírem de campo

    Jogadores em volta do árbitro pouco antes da decisão de saírem de campo (Foto: Reuters)

    Demba Ba, atacante reserva, tomou partido do companheiro de delegação e foi questionar o árbitro da partida, o também romeno Ovidiu Hategan: “Por que na hora de falar de um cara branco você diz ‘esse cara’, e na hora de falar de um cara negro você diz ‘esse cara preto’?”. Após conversas na beira do campo, Ba, ao lado de Neymar e Mbappé, liderou o movimento da retirada dos jogadores. Leonardo, dirigente do PSG, foi ao gramado para entender a situação. Cerca de 10 minutos depois do início do tumulto, já não havia mais ninguém no campo de jogo.

    Demba Ba fala com Ovidiu Hategan

    Demba Ba fala com Ovidiu Hategan (Foto: Ian Langsdon/EFE)

    Fontes: Globoesporte e Band News