Browse By

Semed é a primeira a utilizar o software e-Cidade na efetivação de matrícula dos alunos

Este ano, das 5.562 vagas ofertadas pela rede municipal de ensino da capital, 5.400 foram inscritas por meio do e-Cidade, software público disponibilizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão ao Município de Porto Velho.

Esta foi também a primeira vez que os pais tiveram acesso a um sistema informatizado para efetuar a matrícula dos filhos, sem necessidade de pernoitar em filas, como ocorria anteriormente. O trabalho da Semed também era todo feito de forma manual.

“O processo de matrículas foi um primeiro teste de uso do sistema”, declarou a diretora do Departamento de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Juliene Rezende. “Quem não tinha acesso a internet pôde recorrer a um dos 60 polos distribuídos pelo Município para o cadastramento de vagas “, lembra Juliene.

“Por meio do e-Cidade, os pais têm esse processo facilitado, já que podem acompanhar a efetivação do procedimento de casa, via internet”, afirma.

Ainda segundo Juliene, com o sistema é possível a Semed visualizar, entre outros pontos, o número exato da demanda de cada região e assim adotar as providências necessárias para solucionar a questão, a exemplo do remanejamento de alunos. “Este ano, é possível que a chamada escolar seja antecipada para outubro”, informa Juliene Rezende.

Serviço

A diretora lembra que há um setor exclusivo para atendimento relacionado a Chamada Escolar, das 8h as 14h, na sede da Semed, situada na rua Elias Gorayeb, próximo à rua D. Pedro II.