Browse By

Projeto Livro Carta Mural amplia metas para educação de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) lança hoje o programa Livro Carta Mural que transmite valares morais e humano, relacionados à educação de trânsito. O evento será a partir das 8 horas, na Escola Estadual Rio Branco, em Porto Velho.
O programa é desenvolvido com textos narrativos e figuras de linguagens na construção dos argumentos. Seguindo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, o conteúdo entra como eixo transversal de ensino, possibilitando o desenvolvimento de temas locais que coloquem discussão além do trânsito, de assuntos relacionados á cultura, sociedade e políticas públicas do lugar.
Em 2017 o Livro Carta Mural atendeu cerca de dez mil estudantes em 26 escolas da rede estadual de ensino. Para este ano a meta é atender 25.426 sendo 14.950 alunos e 54 professores na Capital, e 10.422 alunos em municípios do interior. Esse crescimento no público atendido é uma preocupação de Governo para a redução de acidentes fatias, além de orientar os estudantes para um novo perfil de condutor do futuro.

Essencial

O diretor geral do Detran, Acássio Figueiras dos Santos, considera o programa como essencial para levar a temática trânsito até às famílias, utilizando métodos pedagógicos para promover o debate e formação da consciência ética dos condutores.
O diretor Técnico de Educação de Trânsito, Solano Ferreira, diz que o tema escolhido para este ano “Nós somos o trânsito”, tem o foco na educação preventiva com a utilização de recursos lúdicos e interativos na aplicação dos conteúdos, tornando mais atrativos para os estudantes e de melhor compreensão.
A realização do programa Livro Carta Mural faz parte da gestão de segurança viária e chega até os estudantes através do Acordo de Cooperação Técnica nº 001/2015 entre o Detran (como realizador) e Secretaria de Estado da Educação – Seduc (como parceira).