Prefeitura de Ji-Paraná reafirma parceria e entrega kits ao Proerd

peixe-post-madeirao-48x48

Prefeitura de Ji-Paraná reafirma parceria e entrega kits ao Proerd

peixe-post-madeirao

Dezoito anos de Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd nas escolas públicas do Estado e pelo menos 7 anos em escolas municipais. Encontrar, portanto, um número preciso de crianças que passaram pelo Programa é difícil, mas se pegarmos como base este ano, serão 3,1 mil formandos, entre alunos do Município (600) e do Estado (2,5 mil).
Multiplica-se este número por 7 (anos) teremos um total de quase 22 mil crianças atendidas pelo Proerd nas escolas públicas de Ji-Paraná, isso sem contar com alunos de algumas escolas particulares que também fizeram parceria com o Programa.
São números que impressionam e tornam a parceria reafirmada na manhã desta quarta-feira, 12, entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, ainda mais importante. A cerimônia de entrega dos kits ao Proerd contou com a presença do prefeito Marcito Pinto, da secretária Leiva Custódio Pereira e autoridades do Poder Legislativo Municipal.
Na parceria, a Polícia Militar entra com os tutores-policiais capacitados e a Secretaria de Educação com os kits, compostos pelos Livro do Estudante, certificados, camisetas, bonés, medalhas e convites para a formatura, tudo padronizado com os símbolos e cores do Programa, que este ano trocou o laranja por um verde claro que lembra o verde da Bandeira Brasileira.

Encontros

Aproximadamente 600 alunos da Rede Municipal de Ensino receberão os kits, todos alunos do 5º ano de 13 escolas urbanas e mais algumas escolas rurais que recebem o Programa. Os estudantes passam por pelo menos 12 encontros distribuídos em 3 a 4 meses. Nos encontros, além da resistência às drogas licitas e ilícitas, outros temas que costumam levar as crianças ao uso de entorpecentes também são discutidos.
“Este é o tipo de trabalho que fazemos com prazer, com vontade, porque sabemos que realmente dá resultado. As crianças ficam encantadas com o Proerd, não esquecem as músicas, os ensinamentos, o grito de guerra. Isso é muito gratificante para nós. Sabermos que fazemos parte de algo que realmente pode ajudar a mudar a vida das pessoas para melhor”, concluiu o Prefeito, ao compartilhar com os presentes e a imprensa que no Desfile de 7 de Setembro, na última sexta-feira, levou a família dele para assistir e a filha, de 14 anos, que já passou pelo Programa há cerca de 2 anos, vibrou ao ver passar o pelotão de alunos do Proerd.