Browse By

Municípios assinam termo de cooperação para oferecerem cursos técnicos a distância

‘‘O Estado de Rondônia e o Ifro formam uma das parcerias mais exitosas do país. A educação com mediação tecnológica alcançará mais de seis mil alunos, inclusive comunidades indígenas e distantes que sequer receberia aulas com professores graduados quanto mais com mestrado e doutorado e a gente está fazendo isso hoje’’, disse o governador de Rondônia, Daniel Pereira, na tarde de quinta-feira (19) durante a solenidade de assinatura de Termo de Cooperação entre a Associação Rondoniense de Municípios e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro).
Segundo Daniel, esse modelo foi inspirado no que já acontece no Amazonas e foi apresentado ao Ifro para que aprimorasse a ideia. ‘‘Desde quando eu conheci esse projeto eu abracei ele, eu acredito que o ser humano não pode ter medo do que é novo. Esses seis mil alunos além de se formarem no Ensino Médio serão capacitados em cooperativismo. Vamos formar 2 mil técnicos em cooperativismo agora, uma parceria entre Ifro e Seduc [Secretaria de Estado da Educação] e os demais ao longo de mais dois anos’’, anuncia o governador.
O Termo de Cooperação foi assinado com as prefeituras de Alta Floresta do Oeste, Buritis; Cerejeiras; Corumbiara; Costa Marques; Cujubim; Espigão do Oeste; Governador Jorge Teixeira; Machadinho do Oeste; Mirante da Serra; Nova Brasilândia do Oeste; Nova Mamoré; Ouro Preto do Oeste; Porto Velho; Presidente Médici; São Francisco do Guaporé; São Miguel do Guaporé e Seringueiras. A iniciativa abrange os cursos de todos os níveis ofertados pelo Ifro.

Supletivo

O mesmo modelo deve ser replicado nas unidades penitenciárias de Rondônia. ‘‘Nós vamos levar as aulas para dentro dos presídios, inclusive com provas de supletivo para que eles possam voltar com o diploma de baixo do braço e uma perspectiva diferente daquela que entraram no sistema penal. O Ifro já se prontificou em apoiar. E em parceria com a Unir vamos levar dois cursos superior para dentro dos presídios. É a educação ajudando a mudar o mundo. Isso cria um ambiente novo para o estado de Rondônia’’, avalia Daniel.
Mas o governador quer mais. ‘‘Queremos levar o ensino superior a 100% dos municípios. A missão do Estado é fazer Ensino Fundamental e Ensino Médio de qualidade e fortalecer a Universidade Federal que está cobrindo algumas áreas e o Ifro que está em 18 municípios. E nós nos comprometemos a fazer um levantamento das necessidades para que possamos construir essas parceiras com a prefeituras e a sociedade civil organizada para alcançar todos os municípios. Será muito bom ver os jovens que moram em municípios menores não terem mais necessidade de sair de onde moram para poder estudar’’, disse o governador.