20 de abril de 2024

Lazinho da Fetagro e Unir debatem bônus na nota do Enem no processo de seleção

peixe-post-madeirao-48x48

Lazinho da Fetagro e Unir debatem bônus na nota do Enem no processo de seleção

peixe-post-madeirao

O deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT) reuniu-se com o reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Ari Ott, e técnicos, com a coordenadora do pré-vestibular da prefeitura de Porto Velho, Rosimar Gomes, a diretora do pré-vestibular Medquim, professora Elis Ortiz, o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Rondônia, Augusto Peluccio, professores e alunos de pré-vestibulares e do ensino médio na busca de informações e debate sobre a metodologia utilizada pela Unir na seleção dos alunos, bem como para apontar qual percentual de universitários são oriundos de Rondônia.

Este encontro cumpre compromisso do deputado Lazinho da Fetagro, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, em apoiar a proposta de que haja um bônus sobre a nota do ENEM para os cidadãos naturais e/ou residentes que cursaram integralmente o ensino médio nas instituições de ensino situadas em Rondônia. 

O deputado declara que o objetivo é garantir que jovens possam ter maior acesso à universidade, especialmente na área da Medicina. De acordo com dados apresentados pelo reitor e técnicos da Unir, no processo seletivo de 2019 97,72% dos alunos matriculados são de Rondônia, mas no curso de medicina apenas 28% dos acadêmicos são rondonienses.

Segundo o parlamentar, a falta de médicos em diversos municípios de Rondônia é o que motiva o debate sobre alternativas para mudar a situação. E, por isso, defende a criação de um bônus de inclusão regional para os estudantes de Rondônia no vestibular. “Este pode ser um passo importante para a solução desta problemática”, diz Lazinho.

“Percebemos nesta reunião de trabalho, com informações e esclarecimentos trazidos, que a universidade, na formação dos profissionais rondonienses, contribui de forma determinante com o desenvolvimento do Estado. Portanto, todas as ações que forem voltadas para beneficiar a educação do jovem rondoniense terão o nosso apoio, especialmente no que se refere à formação de profissionais na área da saúde, que é muito carente em nosso Estado”, pontuou.

Qualidade do ensino 

Universidade e dirigentes de ensino relataram ainda que a baixa qualidade do ensino em Rondônia tem dificultado o acesso dos jovens de forma mais ampla no curso de medicina.