19 de abril de 2024

Ariquemes reúne gestores e coordenadores da Educação para debater Plano para o setor durante 1° Simpósio Livre

peixe-post-madeirao-48x48

Ariquemes reúne gestores e coordenadores da Educação para debater Plano para o setor durante 1° Simpósio Livre

peixe-post-madeirao

Gestores e coordenadores da educação de Ariquemes e do Vale do Jamari participaram na quarta-feira (9), do 1° Simpósio Livre para debater as ações referentes ao Plano da Educação no âmbito municipal e estadual. Promovido pelo Fórum Estadual de Educação (FEE-RO), em parceria com a Secretária Municipal de Educação (SEMED) e Coordenadoria Regional de Educação (CRE-RO), o evento foi realizado no auditório do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos de Ariquemes (CEEJAR).

Diante do tema “A importância da Implementação dos Planos da Educação”, os profissionais abordaram, durante todo o dia, métodos para destacar a qualidade educacional, bem como, discutirem mecanismos que possam contribuir para o cumprimento das metas e estratégias.

Segundo a Diretora de Ensino da SEMED e Representante do Conselho Municipal de Educação, Neidair Mazine, o simpósio tem objetivo de buscar fragilidades no desenvolvimento dos planos municipais para alinhar ao Plano Nacional da Educação. “Revemos todas as metas e fazemos o alinhamento do plano nacional entre os municípios. Em Ariquemes, o nosso plano municipal está bem alinhado e sendo bem desenvolvido pela equipe, ficando o evento para alinhar as metas. O nosso trabalho é para atender bem toda a comunidade, pois quando as ações do Plano da Educação são bem trabalhadas, a Educação Básica avança muito em todos os sentidos.” Frisou.

No decorrer do evento, três palestras foram ministradas aos presentes, com os seguintes temas “Monitoramento e avaliação dos planos da educação: Contribuições para a política educacional”, “Qualidade da educação: indicadores e suas dimensões” e “A organização dos fóruns de educação: uma perspectiva para o monitoramento e avaliação dos planos de educação”.

Os profissionais ainda discutiram ações de melhorias no ambiente educativo, na prática pedagógica e avaliação, no ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, na gestão escolar democrática, na formação e condições de trabalhos dos profissionais da escola, no ambiente físico escolar e no acesso e permanência dos alunos na escola.