Ji-Paraná recebe 264 estudantes para a etapa estadual do Fera 2018

peixe-post-madeirao-48x48

Ji-Paraná recebe 264 estudantes para a etapa estadual do Fera 2018

peixe-post-madeirao

De terça-feira (4) a quinta-feira (6), Ji-Paraná se torna a capital das artes e vai receber 264 estudantes da rede pública estadual de ensino para o Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera). A programação consta dos segmentos artísticos de música (interpretação), artes visuais (fotografia, pintura, desenho, grafite e escultura), artes cênicas (dança e teatro) e audiovisual, tudo no auditório Leila Barreiros.

Em novo formato, o festival estudantil (Fera) é o mesmo em que o cantor sertanejo universitário Fernando, parceiro de Sorocaba, foi revelado e atualmente faz sucesso mundo afora. Na década de 90, o ji-paranaense Fernando foi estudante da escola estadual JK, em Ji-Paraná, e foi o vencedor do festival daquela época, o que abriu horizonte para a projeção da carreira artística.

Avaliadas

A abertura oficial do Fera está programada para ocorrer pontualmente às 19h, desta terça-feira no auditório Leila Barreiros, anexo à escola estadual José Francisco, no bairro Dom Bosco, em Ji-Paraná. As atividades culturais e artísticas serão apresentadas, avaliadas e premiadas, no mesmo endereço durante os dois dias seguintes.

“Será um evento difícil para os avaliadores. Os trabalhos vencedores nas etapas regionais e inscritos para essa final são incríveis”, pondera a professora Rose Kinups, uma das responsáveis local pela organização do Fera. O festival é uma iniciativa do governo estadual por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e executado pela Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece).

Além das apresentações artísticas, o Fera oferece aos participantes workshop e oficinas voltadas às artes. As inscrições são gratuitas e abordam temas como psicologia (todos os segmentos), expressão corporal (segmentos de música, dança, teatro, cinema), técnica vocal (segmentos de música, teatro e cinema), e, oficina de grafite (segmento das artes visuais).

Em média, cada uma das nove coordenadorias regionais da Seduc enviou 30 alunos-artistas para se apresentarem em Ji-Paraná. Em 2017, o Fera foi realizado na capital, Porto Velho. Toda a logística como transporte, alimentação, hospedagem e premiação é de responsabilidade do governo estadual por meio da Seduc.