Browse By

Procon alerta consumidores e indica pesquisa ao comprar ovos de chocolate

O técnico em segurança do trabalho Aureliano Nonato decidiu adiantar as compras de Páscoa. Foram ovos de chocolate comprados para presentear filhos e sobrinhos, mas mesmo com parte do orçamento destinado ao agrado, ele diz que não é fácil presentear todo mundo já que o preço está bem diferente do encontrado no ano passado. “Está tudo mais caro. Ano passado comprei os mesmos ovos, do mesmo tamanho por R$ 18, hoje comprei por R$ 26.”, explicou.
Os preços realmente subiram. A diferença é tão significativa que os supermercados têm buscado alternativas de parcelamento para deixar a compra mais atrativa, e é nesse sentido que a fiscalização do Procon tem atuado.
“Visitamos cerca de nove supermercados e avaliamos, nesse momento, a questão do preço. Com esse levantamento nós comparamos aos valores do ano passado e geramos uma planilha, que deve ser divulgada ao consumidor em alguns dias. Essa é a forma encontrada para ajudar a economizar e não aceitar preços abusivos”, explica o conciliador Bruno Ferrari.
O representante do Procon ainda explica que, caso o cliente se sinta lesado, seja através do consumo, preço ou algo que pareça diferente do que é descrito pelo fabricante, a primeira orientação é procurar o estabelecimento em que o produto foi comprado.
“As empresas têm resolvido esse tipo de problema muito rapidamente. Porém, caso a situação não seja resolvida, é indicado que o Procon seja procurado”, resumiu.