Browse By

Produtores de Ji-Paraná recebem 100 mil mudas de Café Clonal

Produtores da agricultura familiar de Ji-Paraná participaram na tarde de ontem (5), da entrega de 100 mil mudas de Café Clonal do programa “Plante Mais”, do Governo do Estado, que tem como proposta a revitalização da lavoura cafeeira em Rondônia. Em Ji-Paraná, o programa é desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná e Emater-RO.

Participaram da solenidade de distribuição a Secretaria de Estado da Agricultura, Mary Braganhol, o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), o deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT), as vereadores Claudia de Jesus (PT) e Silvia Cristina (PDT) e o Secretário Municipal de Agricultura Adirço Pedro.

A meta do programa é que o Estado de Rondônia produza cerca de 4 milhões a mais de sacas de café por ano e, ir aumentando esse número gerativamente, ressaltou a Secretária de Agricultura Mary Braganhol .

Produtividade

O Prefeito Jesualdo Pires ressaltou que o Estado de Rondônia possui um grande potencial para ampliar a produtividade em diversas culturas e que o governo do Estado, vem ao longo dos últimos anos buscando incentivar o setor agrícola.

“Esse programa é um exemplo, onde a prefeitura entra com todo apoio logístico na distribuição e a Emater junto com suas equipes oferecem o apoio técnico necessário ao produtor. É um programa importante porque há todo um planejamento que envolve desde a escolha da área, análise e correção do solo, técnica de plantio, manejo e adubação até a colheita do café no tempo certo”, ressaltou Jesualdo.

Para a vereadora Claudia de Jesus (PT), o Café Clonal tem se mostrado bastante vantajoso para os agricultores de Rondônia, pelo fato de suas mudas absorverem melhor a água e a adubação, o que acaba influenciando diretamente no crescimento da produção.

“Temos acompanhado alguns produtores familiares que conseguiram colher até 150 sacas por hectare. É um café que possui grãos de muita qualidade, o que também contribui na comercialização”, explicou Claudia de Jesus.

O Deputado Lazinho da Fetagro ressaltou que a entrega destas mudas em Ji-Paraná é graças ao trabalho político do gabinete dele e da vereadora Claudia de Jesus que solicitaram ainda no ano passado a inclusão dos produtores da cidade no programa. No total serão 140 mil mudas. Hoje estamos entrega essas 100 mil. Mas em breve estaremos entregando uma segunda remessa”, ressaltou o deputado agradecendo a parceria com a Prefeitura, com a vereadora Claudia e com a Secretária Mary Braganhol em beneficio dos produtores.