Browse By

Dia de Campo mostra propriedade com 20 clones diferentes de café

Mais de 200 produtores rurais compareceram à propriedade da família do cafeicultor Irani Zucolloto, em Theobroma, para conhecer a sua lavoura cafeeira. A família é assistida pela Emater-RO e a propriedade conta com uma área de pesquisa, sob coordenação da Embrapa, onde foram plantadas 20 qualidades de clones diferentes de café robusta. O Dia de Campo foi realizado pela Emater-RO e contou com palestras técnicas e de incentivo à melhoria da cultura do café no estado.
A propriedade do produtor rural Iranir Zucolotto está localizada na Linha C, no município de Theobroma. De família humilde, ele, sua esposa Elci e seu filho Riciere venceram muitas batalhas para vencer na vida. Hoje, Riciere que concluiu o curso de medicina veterinária, está tomando as rédeas da propriedade e junto com o pai quer aplicar tudo o que aprendeu na propriedade.

A propriedade possui dois hectares de café tecnificado plantados. Para seu sustento, além do café a família cria gado leiteiro, está inserida no programa de inseminação artificial do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) com execução da Emater-RO, e produz mais de 300 toneladas de silagem. “Nós procuramos incentivá-los na diversificação da propriedade”, diz Julieta Luciana dos Santos, gerente local da Emater-RO/Theobroma.

O Dia de Campo realizado na propriedade chamou a atenção de produtores rurais da circunvizinhança interessados em investir no plantio de café. “O café clonal é uma atividade que vem crescendo na região e nós estamos buscando orientá-los em todas as etapas”, explica Julieta.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de assistir palestras ministradas pelos engenheiros agrônomos: Francisco Celestino, extensionista da Emater-RO, e João Maria Diocleciano, pesquisador da Embrapa. Os produtores também visitaram as áreas plantadas e assistira a uma demonstração de método da prática de poda da lavoura cafeeira.

O evento contou com a participação de autoridades que foram prestigiar a família e o trabalho desenvolvido na propriedade. Para a diretora-presidente da Emater-RO, Albertina Marangoni Bottega, “é o desafio que faz as coisas acontecerem”. Ela ainda orientou os produtores para que só utilizem mudas de qualidade. “Busquem orientação dos técnicos da Emater e plantem com tecnologia”, disse.
Também participaram do evento: o prefeito local, Cláudio Santos; deputado federal, Luiz Cláudio Alves Pereira; técnica da Seagri, Mary Braganhol; gerente da Emater-RO do território Central, Antônio De Assis; gerente do Banco da Amazônia, Orácio Alcantara, vereadores e representantes da Fetragro, do Sindicato Rural local.